Pular para o conteúdo principal

:: Resenha 361 :: "O Vento Pela Fechadura - A Torre Negra (Contos)", Stephen King




Sinopse: Em “O vento pela fechadura”, Stephen King retorna ao Mundo Médio, cenário da “A Torre Negra”. O novo livro encaixa mais uma peça no vasto quebra- cabeças que cerca a saga, oferecendo lendas e histórias fantásticas de Gilead, ao mesmo tempo em que investiga o passado doloroso do pistoleiro Roland Deschain. No meio do caminho entre o Palácio Verde e Calla, o pistoleiro Roland Deschain e seu ka-tet — Jake, Susannah, Eddie e Oi, o trapalhão — são obrigados a acampar numa cidade fantasma. Caso contrário, seriam congelados com a chegada súbita e mortal de uma borrasca, tempestade única ao Mundo Médio. Para afastar o tédio da espera, Roland distrai o grupo com uma história de seu passado. Porém, no centro dessa lembrança, o jovem Roland, do passado, também narra uma fábula de sua infância, registrada em seu livro favorito: “O vento pela fechadura”. A lenda do menino Tim e suas aventuras em busca do mago Merlyn acabam revelando muitas verdades sobre Gilead, o Mundo Médio e o Pistoleiro.


Existe uma espécie de tempestade no Mundo Médio, chamada de BORRASCA.

Os Throcken (nome original dos canídeos apelidados de trapalhões), assim como diversas outras criaturas, conseguem sentir as drásticas mudança no clima com alguma antecedência, normalmente tempo suficiente para procurarem abrigo e juntar alguma comida, para enfrentarem alguns dias abrigados.

Desta forma, Oy consegue salvar o grupo de uma tempestade que estava a caminho e que pegaria a todos desprevenidos, tendo em vista que as BORRASCAS surgem do nada.

O Ka-tet do 19 se mobiliza então, para encontrar abrigo, juntar lenha e o máximo de comida possível para aguardarem em segurança a passagem da tempestade.

Depois de alojados e acomodados em uma casa abandonada, cujas janelas eles selaram o máximo possível com madeira, nossos heróis não têm muito o que fazer além de esperar.

Para matar o tempo, explicar mais sobre sua história e também sobre o Mundo Médio, Roland resolve contar algumas histórias para seus companheiros de Ka-tet.

Estes contos falam sobre o menino Tim, sobre a floresta onde ele morava, repleta de madeira de balsa, sobre seu estilo de vida, sobre as coisas que aconteciam em sua vila e sobre uma aventura fantástica em que o garoto se envolveu.

  
Tim é um menino surpreendente e lembra muito Jake, podendo, inclusive, ser um Twin de Jake no Mundo Médio.

OBS: Twins são uma mesma versão de determinado indivíduo, em níveis diferentes da Torre Negra. Por exemplo, Ed Dean e Cuthbert Allgood, MUITO provavelmente são a mesma pessoa em níveis diferentes da Torre Negra. Cuthbert nasceu em Gilead, assim como Roland, e foi seu melhor amigo em vida. Depois da morte dele e de Roland ter "seguido em frente" sozinho atrás do Homem de Preto, na primeira oportunidade que teve, no início do livro A Escolha dos Três, Roland traz Ed através de uma porta mágica do mundo dele para a Terra Média. A aparência física e a personalidade de Ed e Cuthbert são assustadoramente idênticas, desta forma, afirmo com 99,9% de certeza que eles são Twins.

Roland também conta a seu Ka-tet uma aventura que teve ao lado de um antigo companheiro, Jamie de Curry, também conhecido como Jamie Mão Vermelha, mais um pistoleiro nascido e criado em Gilead.


Após a morte de Gabrielle Deschain, mãe de Roland, Steven Deschain, pai de Roland, envia-o à cidade de Debaria, em companhia de Jamie de Curry, para que os jovens possam investigar uma série de assassinatos que estão sendo atribuídos a um "Troca Peles".

OBS: Troca Peles, nas histórias de King contadas no Mundo Médio, seriam humanos que têm o poder sobrenatural de metamorfosear-se em animais, não somente em uma espécie, como no caso de licantropos que ficam em formas meio homem, meio determinado animal, ou em forma de homem, ou em forma de animal. Diferente disso, os Troca Peles ficam em forma humana ou em forma animal e uma mesma pessoa pode se transformar em diversos tipos diferentes de animais.

O Vento Pela Fechadura é um ótimo livro, que pode ser lido por quem nunca leu nenhum dos outros livros da saga da Torre Negra. É o tio King contando histórias e isso é sempre MUITO bom.

Longos dias e belas noites ... e cuidado com a Borrasca...

Título: O Vento Pela Fechadura
Série: A Torre Negra # Contos
Autor: Stephen King
ISBN-13: 9788581051581
ISBN-10: 8581051588
Ano: 2013
Páginas: 283
Editora: Suma de Letras
Compre aqui: Amazon 
Classificação:



Sobre o autor:


Stephen King era um leitor fanático dos quadrinhos EC's horror comics incluindo Tales from the crypt, que estimulou seu amor pelo terror. Na escola, ele escrevia histórias baseadas nos filmes que assistia e as copiava com a ajuda de seu irmão David. King as vendia aos amigos, mas seus professores desaprovaram e o forçaram a parar. De 1966 a 1971, Stephen estudou Inglês na Universidade do Maine em Orono, onde ele escrevia uma coluna intitulada "King's Garbage Truck" para o jornal estudantil, o Maine Campus. Ele conheceu Tabitha Spruce lá e se casaram em 1971. O período que passou no campus influenciou muito em suas histórias, e os trabalhos que ele aceitava para poder pagar pelos seus estudos inspiraram histórias como "The Mangler" e o romance "Roadwork" (como Richard Bachman).

Comentários

  1. Se pode ser lido por quem não leu nenhum dos livros da saga é super positivo pois permite o leitor fazer um teste com a série rsrs e como é de King e esse já tem uma base forte de fãs imagino que valia a pena.
    Agora, acabou né? :/ rsrs... Ratificando o que já disse anteriormente, foi muito bom acompanhar as resenhas dessa série aqui e talvez mais a frente eu me jogue na leitura dela ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá Lili,
    Mais uma vez agradeço por ter acompanhado minhas resenhas dessa saga.
    Venha para o Mundo Médio, será bem vinda.
    Longos dias e belas noites.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

:: Resenha 123 :: Sobre a escrita, Stephen King

Sinopse: Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar...

:: Resenha 124 :: Gigantes, Pedro Henrique Neschling

Sinopse: Tudo começa numa festa de formatura de ensino médio. Cinco amigos comemoram juntos o tão aguardado fim da vida escolar. Apesar de bem diferentes entre si, têm algo em comum: enxergam o futuro como um mar de possibilidades a ser descoberto e explorado. Sonham em ser gigantes, tão grandes quanto suas ambições. Mas para nenhum deles o futuro será conforme o previsto. À medida que os anos passam, os jovens deparam com as complexidades trazidas pelo chamado da vida adulta. Desilusões amorosas, questões familiares, conflitos na carreira, dúvidas e mais dúvidas… É inevitável: ao chegar perto dos trinta, todos nos tornamos um pouco mais desencantados e - por que não? - sábios. Mas e os sonhos da juventude, onde vão parar?  C onhece a música Natasha do Capital Inicial?  "Tem 17 anos e fugiu de casa Às sete horas na manhã no dia errado Levou na bolsa umas mentiras pra contar Deixou pra trás os pais e o namorado (...)" Não, não tem nenhuma Natasha em Gigante...

:: Resenha 72 :: No Mundo da Luna, Carina Rissi

Sinopse: A vida de Luna está uma bagunça! O namorado a traiu com a vizinha, seu carro passa mais tempo na oficina do que com ela e seu chefe vive trocando seu nome. Recém-formada em jornalismo, ela trabalha como recepcionista na renomada Fatos&Furos. Mas, em tempos de internet e notícias instantâneas, a revista enfrenta problemas e o quadro de jornalistas diminuiu drasticamente. É assim que a coluna do horóscopo semanal cai no colo dela. Embora não tenha a menor ideia de como fazer um mapa astral e não acredite em nenhum tipo de magia, Luna aceita o desafio sem pestanejar. Afinal, quão complicado pode ser criar um texto em que ninguém presta atenção? Mas a garota nem desconfia dos perigos que a aguardam e, entre muitas confusões, surge uma indesejada, porém irresistível paixão que vai abalar o seu mundo. O romance perfeito — não fosse com o homem errado. Sem saída, Luna terá que lutar com todas as forças contra a magia mais poderosa de todas, que até então ela desconhe...