Pular para o conteúdo principal

XVIII Bienal Internacional do Livro Rio



E a Bienal Internacional do Livro Rio acabou. Buáááá!!! Ela acabou domingo passado e eu passei a semana inteira num bode só, na maior DPB - depressão pós Bienal! ó__Ò

A edição deste ano aconteceu entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro, ou seja, foram oooonze dias intensos que bateu o record de público, recebendo 680 mil fanáticos por livros, superando a estimativa da organização que era de 600 mil visitantes.

Este ano - com credencial garantida - eu fui nos dias 01 sex, 02 sáb, 03 dom, 06 qua, 07 qui e 08 sex. E se pudesse e tivesse disposição, teria ido toooodos os dias!!!!

Neste post eu conto pra vocês como foi a minha XVIII Bienal Internacional do Livro Rio. ;)

Esse ano, ir para a Bienal estava mamão com açúcar! Eu pegava o BRT na porta de casa e descia na boca do Rio Centro, uma coisa linda de meu Deus! Pena eu sentia do povo que ia de carro, que pegava aquele trânsito louco que só a Barra tem, e ainda tinha que morrer em 25 contos pra pagar o estacionamento. E já que eu toquei no assunto valores... cara, 25 reais de estacionamento e 24 de ingresso é fogo, hein? Esse ano eles pegaram pesado! Aliás, a organização, passa ano, entra ano, eles não aprendem, ainda tem muita coisa pra melhorar, principalmente a questão das senhas para pegar autógrafo dos autores. Gente, segue o esquema de senhas online e antecipadas como a Bienal de SP! Isso vai evitar tanto estresse! 

Falando nisso, esse ano eu estava bem preguiçosa, vou confessar. Queria muito pegar o autógrafo da Abbi Glines, mas esse ano eu não estava disposta a acordar cedo, madrugar pra chegar lá e sair correndo feito uma louca pra pegar senha. Simplesmente não estava na vibe. O bom é que mesmo sem enfrentar essas loucuras, eu consegui foto com várias autoras e até autógrafo. Weeee! \o/

Eu e Cristina Valori (foto 1), Ziraldo, Bruno e eu (foto 2), Eu e Jenny Han (foto 3), Paula Hawkins, eu e Frini (foto 4), Eu e Danilo Barbosa (foto 5), M.S. Fayes e eu (foto 6), Eu e Abbi Glines (foto 7), Bruno e Abbi Glines (foto 8). 

Dia 01, sexta, estava bem tranquilo. Assim que eu cheguei eu encontrei as minhas queridas amigas, Iris, do blog Fadas Literárias e a Anastacia, do Notas Literárias, que estava com a talentosíssima diagramadora, preparadora de textos e tradutora, Cristiane Saavedra. Aí a Ana e a Cris foram comer e eu fui dar um rolézinho com a Iris. Deu pra tirar várias fotos legais nos cenários que as editoras criaram em seus estandes. Deu até pra tirar foto no trono de ferro, coisa que eu nuuuunca consegui em Bienal alguma por conta das filas imensas.

Eu encontrei a nossa parceira linda Cristina Valori, que estava lançando o seu mais novo trabalho, Notas de Amor - que eu até indiquei para o desafio literário deste mês por ter uma playlist maravilhosa! 

Nós conhecemos a Jô Ribes, que veio mostrar o catálogo da Editora Melhoramentos e falar um pouquinho do Instituto Pró-Livro, que abriu inscrição para a 2ª edição do Prêmio Retratos da Leitura. O Retrato da Leitura no Brasil é o maior e mais completo estudo sobre o comportamento leitor do brasileiro. Motivado pela missão de transformar o Brasil em um país de leitores e pelo compromisso de investir em ações para melhorar os indicadores de leitura revelados pela pesquisa, o IPL lançou a Plataforma Pró-Livro, com o objetivo de mapear, valorizar e difundir as iniciativas de incentivo à leitura que acontecem nos diversos rincões Brasil afora.

A Jô também nos deu a grande oportunidade de no sábado, dia 02, entrevistar nada mais, nada menos, do que o grande Ziraldo. Foi incrível e vocês vão poder conferir aí no vídeo:


Fica aqui o nosso muuuito obrigada à Jô por esse momento inesquecível!!!

Bem, com a baita oportunidade de estar na sala dos autores - e que sala maravilhosa, minha gente - eu nem preciso dizer o quanto eu surtei quando de repente entra Paula Hawkins e minutos depois, Jenny Han. Foi aí que eu consegui tirar as selfs com essas duas grandes autoras, e também com a Frini Georgakopoulos que estava conversando com a Paula - sente o nível de intimidade hahaha. Olha ela falando que eu ri dela falando "Eu faço parte dessa história":


Uma graça, né? Hahahah! ^__^=

Ainda na sexta rolou um evento muito bacana no estande da The Gift Box, sobre Sensation, da Kimberly Knight, apresentado pela Anastacia, que arrebentou! E em seguida rolou o Encontro de Blogueiros da Universo dos Livros. Foi bem legal porque ficamos por dentro dos futuros lançamentos da editora - vai ter Vanir da Lena Valenti, genteeeeeee - ganhamos brindes incríveis e ainda rolou sorteio de vários livros.


Novidades Universo dos Livros

No sábado dia 2 foi a vez do Encontro de Blogs Parceiros da Editora Arqueiro. Tivemos sorteios, ficamos sabendo dos próximos lançamentos e o LACRE MASTER - sim, em maiúsculas gritantes - foi a presença da diva Abbi Glines. Não rolou autógrafo para os parceiros - buááá -, mas rolou um bate papo super legal e cada um pôde tirar foto ao lado da diva. O coração ficou como? Muita emoção nessa Bienal, minha gente!

Domingo foi um dia mais tranquilo, meus pais foram, minha cunhada e afilhada também, então eu fiquei mais com eles e não me prendi aos eventos. O único que eu resolvi encarar, foi já no final do dia, pra ver a linda e simpaticíssima, Leisa Rayven.

Mamis, Aline Sant'Ana e eu (foto 1), Eu e Gisele Souza (foto 2), Eu e Leisa Reyvan (foto 3), Cinthia Freite e eu (foto 4), Raiza Varella e eu (foto 5), Babi A. Sette e eu (foto 6), Camila Moreira, Eu e A.C. Meyer (foto 7), Lucy Vargas e eu (foto 8), Eu e J.C. Ponzi (foto 9).

Quarta dia 6 também foi um dia bem tranquilo, cheguei lá no meio da tarde até porque eu só tinha compromisso às 18h. Fui convidada pela nossa parceirona, Universo dos Livros, pra mediar o Encontro de Fãs de Midnight Breed, no es-tan-de da e-di-to-ra!! Sente o lacreeeee! Foi muito legal, apesar do meu nervosismos hahaha, mas foi uma experiência e tanto, e a presença dos amigos deixou tudo melhor ainda. Valeu, galera, pela força sempre!

Encontro de Fãs Midnight Breed - Universo dos Livros


Como eu comentei lá no começo, a organização sempre dá uns moles. Os valores estavam altos demais, há sempre aqueles funcionários que em nada ajudam, e nesta edição a chamada Arena #SemFiltro que estava dentro do Pavilhão Verde, atrapalhou muuuito os estandes próximos. Quando rolava evento dentro da arena e ao mesmo tempo algum evento num estande de fora, não se ouvia nada por conta de toda a gritaria dentro da arena. É um caso a se pensar para as próximas edições. Esse tipo de arena é melhor ficar do lado de fora, ou talvez, quem sabe, se for pra manter dentro do Pavilhão Verde, que seja afastada dos estandes, deixando a praça de alimentação entre eles, talvez assim já dê um jeito.

Mas eu preciso dizer que essa Bienal foi diferente e foi muito especial. Arrisco dizer que, para mim, foi a melhor dos últimos anos. O Bruno esteve comigo todos os dias, fiquei com minhas amigas, pude me aproximar de amigos blogueiros que tinha mais contato somente pela internet, pude rever autores nacionais queridos, parceiros ou não do blog. E mesmo que você não esteja querendo gastar muito, como foi o meu caso esse ano hehehehe, a Bienal por si só é um lugar mágico para nós, viciados em leitura. A possibilidade de estar cercada de livros, de editoras que a gente adora, de autores que a gente admira, ter aquela sorte de encontrar edições que muitas vezes não encontramos em livrarias ou até mesmo pela internet, tudo isso, só a Bienal nos proporciona. E pode ser cansativo pra caceeeete, mas é bom demais ir em vários dias. Teve dias que eu fui e não comprei nada, juro, mas só de estar com os meus amigos, só de encontrar autores que hoje eu considero amigos, só de trocar abraços, papos, risadas, tirar fotos, ficar largada no chão batendo papo, nossa, vale muito a pena, é bom demais!! Quando termina bate até uma dor no coração, porque temos que esperar um ou dois anos até a próxima. Sim, um, porque o vício é tanto que a gente já pensa em ir pra São Paulo.

Sim! ❤

Comentários

  1. Amei as fotos Bianca *__* A Bienal parece ter sido super divertido pra ti e fico feliz, deve ser maravilhoso, encontrar autores, amigos e se divertir no evento e 680 mil é muito gente, é bom ver como a bienal faz sucesso ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim, Lili. É sempre muito bom, mas esse ano foi a melhor, com certeza. ;)

      Excluir
  2. Ahhhh Bia que postagem linda!! A Bienal realmente foi sensacional.
    Estar com os amigos foi a melhor parte com certeza.
    São Paulo nos aguarde em 2018 rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amore!!! Foi bom demais, né? A DPB ainda ta aqui rsrsrs.
      E bora pra Sampa!!!!! \o/
      Bjo

      Excluir
  3. Ainnn, adorei!!! Bienal é muito mágica mesmo! Os dias pós-Bienal foram tão estranhos, hahaha. E até quando a gente se desgasta, qnd passa horas na fila pra pegar um autógrafo, por exemplo, vem aquela sensação no final de "valeu a pena". Essa Bienal foi muito especial e sim, fazemos parte dessa história. Que orgulho!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala, eu que passo todo dia pelo BRT fico com vontade de entrar na estação só pra esperar o 41 Expresso Recreio passar e me levar pra Bienal rsrsrs. <3

      Excluir
  4. Olá Bia!!!
    Queria Mais q Muitooooo ter ido :'-( ...esse é o problema de estar longe!!!
    Ameiiii essa postagem!!! Só vi amor nessas fotos <3
    Espero q consiga ir na de SP e q esteja tão boa quanto a do Rio ;-) e q consigamos nos encontrar <3 <3
    Bjs :-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria tão legal vc aqui, Van! <3
      Mas ano que vem estaremos aí em Sampa mais uma vez. :*

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

:: Resenha 131 :: Insônia, Stephen King

Sinopse: Insônia narra o verdadeiro inferno que se transformou a vida de Ralph Roberts, um pacato aposentado que não consegue mais dormir em paz desde que a mulher morreu. O sono não chega e, o pior: a escuridão o arremessa à hiper-realidade. Acontecimentos horríveis envolvendo o povo de Derry, no Maine, onde sempre viveu, surgem como flashes em sua mente. Do dia para a noite, Ralph se vê desesperadamente envolvido em um mundo de terror. E tudo o que ele gostaria era de dormir em paz. Conforme o quadro piora, ele começa a ver coisas invisíveis aos olhos dos outros —auras coloridas e seres que, por sua aparência, chama de “doutorzinhos carecas”. Através dessas visões, percebe outros planos de realidade e sua influência sobre o mundo “real”. Mas Ralph não está sozinho nesse jogo de alucinações inexplicáveis. O químico Ed Deepneau também anda percebendo que coisas estranhas acontecem ao seu redor. Subitamente, os velhos amigos tornam-se inimigos numa guerra entre mundos invisíveis

:: Resenha 153 :: “After 3 – Depois do Desencontro”, Anna Todd

O k, vai ter spoiler sim e se reclamar vai ter mais! Brincadeeeeeeiraa!!! =P É que assim, vamos combinar? Resenha do terceiro livro onde acontece coisa pra diabo, não tem como, vai rolar uns spoilerszinhos de leve, então fique avisado, certo? Se quiser seguir, siga, se não quiser, comenta assim mesmo hahahaha. Bom, parece que todo livro dessa mulher termina com uma bomba. O segundo terminou com a Tessa guardando um segredinho básico do Hardin, lembra que eu até comentei na resenha ? Então, além disso, terminou com ela dando de cara com o pai e é assim que este terceiro livro começa. Confesso que antes de começar, ao ler a contracapa que diz... Sinopse: Tessa passa pelo momento mais difícil de sua vida. Enquanto luta para crescer na carreira com a qual sempre sonhou, seu mundo é virado de ponta-cabeça: a inesperada aparição de seu pai e uma traição imperdoável a deixam mais fragilizada do que nunca. Hardin — com seus beijos viciantes, seu toque incendiário e seu ch

:: Resenha 177 :: "A Casa Negra", Stephen King e Peter Straub

Sinopse: Hoje, Jack é um detetive de Los Angeles aposentado e mora no vilarejo de Tamarak, no estado norte-americano de Wisconsin. Um estranho acontecimento forçou-o a deixar a polícia há algum tempo, e ele vive tranqüilo, protegido das recordações perigosas. Mas sua tranqüilidade está prestes a acabar. Uma série de assassinatos macabros no oeste de Wisconsin faz com que o chefe de polícia local, amigo de Jack, lhe implore para ajudar a polícia inexperiente a encontrar o assassino. Em algum ponto do universo parece estar escrito que Jack terá de voltar aos Territórios. Atormentado por mensagens enigmáticas que lhe aparecem como que em sonhos, Jack decide enfrentar o desafio e acertar as contas com seu próprio passado.… E ntão, lembram-se da resenha de O Talismã ?? Lembram que falei sobre uma continuação?! Então, cá estamos nós com A Casa Negra , a supracitada continuação, onde podemos ver um Jack Sawyer adulto, policial aposentando no auge de seus 32 anos e totalmen