Pular para o conteúdo principal

:: Resenha 267 :: "Fãs do impossível", Kate Scelsa





Sinopse: Fãs do impossível conta a história de três amigos, Mira, Sebby e Jeremy, em meio aos complexos conflitos da adolescência. Mesmo sentindo-se despedaçados, sem motivos para serem amados e tentando não sucumbir à solidão, os três lutam pela vida, cada um à sua maneira.
Mira está começando em uma escola nova, depois de passar um tempo no hospital. Ela se sente insegura no novo ambiente e acha que não vai conseguir ficar longe de seu melhor amigo, Sebby, um garoto brincalhão que leva a vida com boas doses de mentira e bom humor, até que seu lado mais destrutivo vem à tona.
Jeremy está retornando à antiga escola, depois de um tempo afastado por causa de um incidente traumático que arruinou seu ano letivo. Tímido e quieto, ele deseja se aproximar de Mira e Sebby.
Juntos, contra todas as expectativas, eles vão viver o impossível.





Você também é fã do impossível? Você  acredita que, se fizer um pedido ao universo com todo fervor, aquilo que pediu se realizará? Você tem uma fé tão grande, que mesmo quando tudo está dando errado e você está acabado, acredita que tudo pode mudar? Você é tão perseverante assim?

Definição de impossível: Que não pode acontecer: 1 improvável, irreal, incrível, inverossímil, inverosímil, inconcebível, impensável, inadmissível, inaceitável, inacreditável, quimérico, ilusório, utópico. Que não se pode realizar: 2 impraticável, irrealizável, inviável, inexequível, inexecutável, infactível, difícil. O quanto isso é relevante para adolescentes?




Mira conheceu Sebby quando estava no hospital depois que sua depressão chegou ao extremo. Ela encontrou no garoto um grande companheiro que estava passando por uma situação parecida. Desde então não se desgrudaram, porém, Mira vai para uma escola particular onde Sebby não pode estudar.


Jeremy está voltando a estudar nessa escola depois de um triste episódio. Sem amigos e com alguns traumas, está fechado em seu mundo enfrentando seus conflitos internos. Mas seu professor de inglês tenta ajuda-lo a se enturmar dando a ideia de um clube de arte, já que Jeremy gosta de desenhar. Então, sua vida vai cruzar com a de Mira e, consequentemente, com a de Sebby.



Quem já leu As vantagens de ser invisível, vai se sentir familiarizado com a historia, pois somos apresentados a dois garotos gays e uma menina, driblando sagazmente seus problemas. Porém, na minha humilde opinião, Fãs do impossível soube abordar de uma forma mais aberta, os tais problemas, no caso, homossexualidade, bullying, depressão, drogas, família, e sobretudo, amizade. Essa amizade é de causar inveja.


"Sobreviver a si mesma era uma vitória agridoce. Significava que uma parte sua havia perdido. A feiura se reduzira a um pequeno caroço que ardia no fundo de seu estômago. Não tinha desaparecido por completo. Nunca desapareceria". Pag.: 106


O livro é narrado sobre os três pontos de vistas, em primeira, segunda e terceira pessoa. De início pode parecer confuso, e foi para mim, porém,  conforme peguei o ritmo, se tornou rápida a leitura. Aliás, é um livro cheio de diálogos, o que faz as 336 páginas passarem voando.

"- [...] Ela me acha patética.
- Você não é patética.
- Eu não sou como ela.
- Você não tem que ser cmo ela. Eu não seria seu amigo se fosse." Pag.: 109



Todos personagens foram bem elaborados e a sensação que tive é que conhecia cada um deles. Fico até com medo de contar um pouco mais dessas aventuras e acabar dando spoiler. Por isso, leiam! Super recomendo! ☺

Sobre a edição, preciso dizer que fiquei apaixonada. Repararam nessa capa linda? Acreditem, ela é áspera, uma delicia de tocar.


"- Que nós possamos viver impossivelmente - disse Sebby, quando abriu os olhos - Contra todas as expectativas. Que as pessoas nos olhem e se perguntem como joias assim podem reluzir no triste deserto do mundo. Que nós possamos viver o impossível." Pag.: 115



No final fiquei com uma grande ressaca e com as emoções afloradas. Confesso que não foi exatamente o que eu esperava, mais deixou vários caminhos abertos para imaginar um final como eu desejava. Já pensou se a autora lança uma continuação? Eu acho que teria potencial. Uma música para esse livro? Há tempos - Legião Urbana.

Título: Fãs do impossível
Autora: Kate Scelsa
ISBN-13: 9788551000403
ISBN-10: 8551000403
Ano: 2016
Páginas: 336
Editora: Intrínseca
Compre aqui: Livraria cultura
Skoob
Classificação:


Sobre a autora:




Escritora de livros e peças de teatro e membro da empresa de teatro Elevator Repair Service desde 2002. Cresceu em Nova Jersey, foi para Sarah Lawrence College, e agora vive no Brooklyn com sua esposa e dois gatos pretos. Os interesses atuais incluem: senhoras cantando angsty, revoluções interiores e adornos exteriores. Também - nostalgia como uma forma de arte. E - teorias de conspiração espiritual.

Comentários

  1. Fiquei curiosa, curto livros assim.
    Eu não li "As Vantagens de ser invisível", mas vi o filme e gostei bastante.
    Agora quanto a sua pergunta... acho que não sou tão perseverante assim, não rsrs...
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Olá Brena!!!
    Adorei a resenha!!!
    Sua pergunta no início, me fez pensar um pouco mais na resposta...Tenho muita fé e acho sim q quando vc pede, pode ser atendido...Mas tb sou realista, portanto, sei q nem sempre podemos ter tudo q queremos, ou desejamos!!! Enfim, assunto q nos faz pensar e no meu caso, continuar pensando muitooo kkkkkkkk
    Adorei saber, q o livro aborda assuntos atuais e polêmicos, de forma sutil... Com certeza, esse vai pra minha lista ;-)
    Bjs :-*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

:: Resenha 123 :: Sobre a escrita, Stephen King

Sinopse: Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar...

:: Resenha 124 :: Gigantes, Pedro Henrique Neschling

Sinopse: Tudo começa numa festa de formatura de ensino médio. Cinco amigos comemoram juntos o tão aguardado fim da vida escolar. Apesar de bem diferentes entre si, têm algo em comum: enxergam o futuro como um mar de possibilidades a ser descoberto e explorado. Sonham em ser gigantes, tão grandes quanto suas ambições. Mas para nenhum deles o futuro será conforme o previsto. À medida que os anos passam, os jovens deparam com as complexidades trazidas pelo chamado da vida adulta. Desilusões amorosas, questões familiares, conflitos na carreira, dúvidas e mais dúvidas… É inevitável: ao chegar perto dos trinta, todos nos tornamos um pouco mais desencantados e - por que não? - sábios. Mas e os sonhos da juventude, onde vão parar?  C onhece a música Natasha do Capital Inicial?  "Tem 17 anos e fugiu de casa Às sete horas na manhã no dia errado Levou na bolsa umas mentiras pra contar Deixou pra trás os pais e o namorado (...)" Não, não tem nenhuma Natasha em Gigante...

:: Resenha 72 :: No Mundo da Luna, Carina Rissi

Sinopse: A vida de Luna está uma bagunça! O namorado a traiu com a vizinha, seu carro passa mais tempo na oficina do que com ela e seu chefe vive trocando seu nome. Recém-formada em jornalismo, ela trabalha como recepcionista na renomada Fatos&Furos. Mas, em tempos de internet e notícias instantâneas, a revista enfrenta problemas e o quadro de jornalistas diminuiu drasticamente. É assim que a coluna do horóscopo semanal cai no colo dela. Embora não tenha a menor ideia de como fazer um mapa astral e não acredite em nenhum tipo de magia, Luna aceita o desafio sem pestanejar. Afinal, quão complicado pode ser criar um texto em que ninguém presta atenção? Mas a garota nem desconfia dos perigos que a aguardam e, entre muitas confusões, surge uma indesejada, porém irresistível paixão que vai abalar o seu mundo. O romance perfeito — não fosse com o homem errado. Sem saída, Luna terá que lutar com todas as forças contra a magia mais poderosa de todas, que até então ela desconhe...