Pular para o conteúdo principal

:: Resenha 264 :: "Wicked", Gregory Maguire





Sinopse: Você nunca mais vai enxergar Oz da mesma forma. Quando Dorothy se vê diante do desafio de derrotar a Bruxa Má do Oeste, no clássico Mágico de Oz, vemos a história se desenrolando pelo lado da heroína. Mas e a história de sua arqui-inimiga, a misteriosa bruxa? De onde ela surgiu? Como se tornou tão perversa? Em Wicked, Gregory Maguire revela tudo isso por meio de um mundo fantástico tão rico e intenso que você nunca mais vai olhar para Oz da mesma forma. Viajando por uma terra encantada, descobrimos todos os detalhes da história dessa garota de pele verde que cresce em meio a desafios e preconceitos, até se tornar uma bruxa infame – uma esperta, irritadiça e incompreendida criatura que desafia todas as noções sobre a natureza do bem e do mal. Recriando com riqueza espantosa o mundo de Oz, este livro conduz o leitor à inesquecível estrada de tijolos amarelos, atravessando um mundo fantástico repleto de conflitos e transformando de maneira surpreendente a reputação de um dos mais sinistros personagens da história da literatura.



Olá coleguinhas, titia Grá está de volta para falar um pouco do livro Wicked - Gregory Maguire, da nossa querida editora LeYa e que acabei recebendo de cortesia do 1º Evento da Aliança de Blogueiros do RJ.


E quando esse livro, que estava na minha lista de desejados. chegou, cara.... eu simplesmente pirei na batatinha.



Bom, para quem não sabe ainda, existe um musical muito famoso chamado Wicked: A História Não Contada das Bruxas de Oz (Wicked: The Untold Story of the Witches of Oz). E esse musical é baseado no romance de 1995 de Gregory Maguire, Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West, uma reimaginação do filme de 1939, O Mágico de Oz, e do livro de L. Frank Baum, The Wonderful Wizard of Oz

O musical é contado da perspectiva das bruxas da Terra de Oz; seu enredo começa antes e continua após a chegada de Dorothy em Oz vinda do Kansas. E essa misturinha de livros e filme acabou dando certo, pois no final acabou se transformando em um musical de sucesso da Broadway, batendo recordes de bilheteria e gerando várias outras produções no mundo. Sendo assim, resolvi falar antes do musical, pois pode ser que tenha uma ou mais pessoas que vão olhar essa capa do livro e associar com o tal espetáculo. Para logo em seguida entender que esse musical também é baseado no livro do autor Gregory Maguire.

Então, bora falar um pouco dele, para você que não conhece nada desse livro e quer saber um pouco mais sobre do que se trata. 

No filme, geral sabe que a bruxa verde do oeste era realmente má, tentando de todo jeito acabar com a boa e inocente Dorothy, mas nesse livro a parada na verdade é outra. Aqui o ponto de vista é muito diferente do que um dia conhecemos. E quando digo isso, estou dizendo na base do filme, uma vez que foi a minha primeira experiência em relação ao mundo do Mágico de Oz.

Aqui vamos ver a história até então não contada da Bruxa Má do Oeste, com pitadas de humor negro e um jeito diferente de apresentar a história da dona Elfaba. Sim, ela se chama Elfaba e cresceu cercada de desafios e preconceitos por conta da sua pele verde até ela se tornar uma bruxa infame. Uma garota incompreendida que coloca em prova todas as noções sobre a natureza do bem e do mal. 

Também vamos ver a amizade entre A Bruxa Má do Oeste com a Glinda, a Bruxa Boa do Norte. Duas personalidades totalmente diferentes, mas que mesmo assim se tornaram grandes amigas. E claro, vamos ver uma das maiores tristeza de Elfaba e a sua luta contra o governo corrupto do Mágico de Oz.

Enfim, uma coisa eu confesso, depois desse livro nunca  mais vou olhar para Oz da mesma maneira.

“As pessoas que se dizem más normalmente não são piores do que o resto de nós. É com as pessoas que dizem que são boas ou melhores do que o resto de nós que devemos nos preocupar.”

Título: Wicked
Autor: Gregory Maguire
ISBN-13: 9788544103890
ISBN-10: 8544103898
Ano: 2016
Páginas: 496
Editora: Leya
Compre aqui: Livraria da Travessa, Livraria Cultura
Skoob
Classificação:



Sobre o autor:

Gregory Maguire é doutor em inglês e literatura americana pela Universidade Tufts e foi professor e codiretor no Centro para Estudo de Literatura Infantil do Simmons College. Em 1987, fundou a Children's Literature New England, onde ainda trabalha como codiretor. Tem três filhos adotados e é casado com o pintor Andy Newman. Mora com a sua família em Boston, Massachusetts.

Comentários

  1. Olá Grá!!!
    Adorei a resenha!!! Sempre nas histórias fico pensando, se as bruxas nascem malvadas, ou viram malvadas...alguns explicam, mas amaioria não...
    Só de ler a resenha já percebo, q essa bruxa tem sérios motivos pra ser revoltada, com esse nome "Elfaba" e sendo verde, não deve ser fácil mesmo...
    Fiquei curiosa...esse vai pra imensa lista tb ;-)
    Bjs :-*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

:: Resenha 123 :: Sobre a escrita, Stephen King

Sinopse: Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar...

:: Resenha 124 :: Gigantes, Pedro Henrique Neschling

Sinopse: Tudo começa numa festa de formatura de ensino médio. Cinco amigos comemoram juntos o tão aguardado fim da vida escolar. Apesar de bem diferentes entre si, têm algo em comum: enxergam o futuro como um mar de possibilidades a ser descoberto e explorado. Sonham em ser gigantes, tão grandes quanto suas ambições. Mas para nenhum deles o futuro será conforme o previsto. À medida que os anos passam, os jovens deparam com as complexidades trazidas pelo chamado da vida adulta. Desilusões amorosas, questões familiares, conflitos na carreira, dúvidas e mais dúvidas… É inevitável: ao chegar perto dos trinta, todos nos tornamos um pouco mais desencantados e - por que não? - sábios. Mas e os sonhos da juventude, onde vão parar?  C onhece a música Natasha do Capital Inicial?  "Tem 17 anos e fugiu de casa Às sete horas na manhã no dia errado Levou na bolsa umas mentiras pra contar Deixou pra trás os pais e o namorado (...)" Não, não tem nenhuma Natasha em Gigante...

:: Resenha 72 :: No Mundo da Luna, Carina Rissi

Sinopse: A vida de Luna está uma bagunça! O namorado a traiu com a vizinha, seu carro passa mais tempo na oficina do que com ela e seu chefe vive trocando seu nome. Recém-formada em jornalismo, ela trabalha como recepcionista na renomada Fatos&Furos. Mas, em tempos de internet e notícias instantâneas, a revista enfrenta problemas e o quadro de jornalistas diminuiu drasticamente. É assim que a coluna do horóscopo semanal cai no colo dela. Embora não tenha a menor ideia de como fazer um mapa astral e não acredite em nenhum tipo de magia, Luna aceita o desafio sem pestanejar. Afinal, quão complicado pode ser criar um texto em que ninguém presta atenção? Mas a garota nem desconfia dos perigos que a aguardam e, entre muitas confusões, surge uma indesejada, porém irresistível paixão que vai abalar o seu mundo. O romance perfeito — não fosse com o homem errado. Sem saída, Luna terá que lutar com todas as forças contra a magia mais poderosa de todas, que até então ela desconhe...