Pular para o conteúdo principal

:: Resenha 264 :: "Wicked", Gregory Maguire





Sinopse: Você nunca mais vai enxergar Oz da mesma forma. Quando Dorothy se vê diante do desafio de derrotar a Bruxa Má do Oeste, no clássico Mágico de Oz, vemos a história se desenrolando pelo lado da heroína. Mas e a história de sua arqui-inimiga, a misteriosa bruxa? De onde ela surgiu? Como se tornou tão perversa? Em Wicked, Gregory Maguire revela tudo isso por meio de um mundo fantástico tão rico e intenso que você nunca mais vai olhar para Oz da mesma forma. Viajando por uma terra encantada, descobrimos todos os detalhes da história dessa garota de pele verde que cresce em meio a desafios e preconceitos, até se tornar uma bruxa infame – uma esperta, irritadiça e incompreendida criatura que desafia todas as noções sobre a natureza do bem e do mal. Recriando com riqueza espantosa o mundo de Oz, este livro conduz o leitor à inesquecível estrada de tijolos amarelos, atravessando um mundo fantástico repleto de conflitos e transformando de maneira surpreendente a reputação de um dos mais sinistros personagens da história da literatura.



Olá coleguinhas, titia Grá está de volta para falar um pouco do livro Wicked - Gregory Maguire, da nossa querida editora LeYa e que acabei recebendo de cortesia do 1º Evento da Aliança de Blogueiros do RJ.


E quando esse livro, que estava na minha lista de desejados. chegou, cara.... eu simplesmente pirei na batatinha.



Bom, para quem não sabe ainda, existe um musical muito famoso chamado Wicked: A História Não Contada das Bruxas de Oz (Wicked: The Untold Story of the Witches of Oz). E esse musical é baseado no romance de 1995 de Gregory Maguire, Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West, uma reimaginação do filme de 1939, O Mágico de Oz, e do livro de L. Frank Baum, The Wonderful Wizard of Oz

O musical é contado da perspectiva das bruxas da Terra de Oz; seu enredo começa antes e continua após a chegada de Dorothy em Oz vinda do Kansas. E essa misturinha de livros e filme acabou dando certo, pois no final acabou se transformando em um musical de sucesso da Broadway, batendo recordes de bilheteria e gerando várias outras produções no mundo. Sendo assim, resolvi falar antes do musical, pois pode ser que tenha uma ou mais pessoas que vão olhar essa capa do livro e associar com o tal espetáculo. Para logo em seguida entender que esse musical também é baseado no livro do autor Gregory Maguire.

Então, bora falar um pouco dele, para você que não conhece nada desse livro e quer saber um pouco mais sobre do que se trata. 

No filme, geral sabe que a bruxa verde do oeste era realmente má, tentando de todo jeito acabar com a boa e inocente Dorothy, mas nesse livro a parada na verdade é outra. Aqui o ponto de vista é muito diferente do que um dia conhecemos. E quando digo isso, estou dizendo na base do filme, uma vez que foi a minha primeira experiência em relação ao mundo do Mágico de Oz.

Aqui vamos ver a história até então não contada da Bruxa Má do Oeste, com pitadas de humor negro e um jeito diferente de apresentar a história da dona Elfaba. Sim, ela se chama Elfaba e cresceu cercada de desafios e preconceitos por conta da sua pele verde até ela se tornar uma bruxa infame. Uma garota incompreendida que coloca em prova todas as noções sobre a natureza do bem e do mal. 

Também vamos ver a amizade entre A Bruxa Má do Oeste com a Glinda, a Bruxa Boa do Norte. Duas personalidades totalmente diferentes, mas que mesmo assim se tornaram grandes amigas. E claro, vamos ver uma das maiores tristeza de Elfaba e a sua luta contra o governo corrupto do Mágico de Oz.

Enfim, uma coisa eu confesso, depois desse livro nunca  mais vou olhar para Oz da mesma maneira.

“As pessoas que se dizem más normalmente não são piores do que o resto de nós. É com as pessoas que dizem que são boas ou melhores do que o resto de nós que devemos nos preocupar.”

Título: Wicked
Autor: Gregory Maguire
ISBN-13: 9788544103890
ISBN-10: 8544103898
Ano: 2016
Páginas: 496
Editora: Leya
Compre aqui: Livraria da Travessa, Livraria Cultura
Skoob
Classificação:



Sobre o autor:

Gregory Maguire é doutor em inglês e literatura americana pela Universidade Tufts e foi professor e codiretor no Centro para Estudo de Literatura Infantil do Simmons College. Em 1987, fundou a Children's Literature New England, onde ainda trabalha como codiretor. Tem três filhos adotados e é casado com o pintor Andy Newman. Mora com a sua família em Boston, Massachusetts.

Comentários

  1. Olá Grá!!!
    Adorei a resenha!!! Sempre nas histórias fico pensando, se as bruxas nascem malvadas, ou viram malvadas...alguns explicam, mas amaioria não...
    Só de ler a resenha já percebo, q essa bruxa tem sérios motivos pra ser revoltada, com esse nome "Elfaba" e sendo verde, não deve ser fácil mesmo...
    Fiquei curiosa...esse vai pra imensa lista tb ;-)
    Bjs :-*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

:: Resenha 131 :: Insônia, Stephen King

Sinopse: Insônia narra o verdadeiro inferno que se transformou a vida de Ralph Roberts, um pacato aposentado que não consegue mais dormir em paz desde que a mulher morreu. O sono não chega e, o pior: a escuridão o arremessa à hiper-realidade. Acontecimentos horríveis envolvendo o povo de Derry, no Maine, onde sempre viveu, surgem como flashes em sua mente. Do dia para a noite, Ralph se vê desesperadamente envolvido em um mundo de terror. E tudo o que ele gostaria era de dormir em paz. Conforme o quadro piora, ele começa a ver coisas invisíveis aos olhos dos outros —auras coloridas e seres que, por sua aparência, chama de “doutorzinhos carecas”. Através dessas visões, percebe outros planos de realidade e sua influência sobre o mundo “real”. Mas Ralph não está sozinho nesse jogo de alucinações inexplicáveis. O químico Ed Deepneau também anda percebendo que coisas estranhas acontecem ao seu redor. Subitamente, os velhos amigos tornam-se inimigos numa guerra entre mundos invisíveis

:: Resenha 153 :: “After 3 – Depois do Desencontro”, Anna Todd

O k, vai ter spoiler sim e se reclamar vai ter mais! Brincadeeeeeeiraa!!! =P É que assim, vamos combinar? Resenha do terceiro livro onde acontece coisa pra diabo, não tem como, vai rolar uns spoilerszinhos de leve, então fique avisado, certo? Se quiser seguir, siga, se não quiser, comenta assim mesmo hahahaha. Bom, parece que todo livro dessa mulher termina com uma bomba. O segundo terminou com a Tessa guardando um segredinho básico do Hardin, lembra que eu até comentei na resenha ? Então, além disso, terminou com ela dando de cara com o pai e é assim que este terceiro livro começa. Confesso que antes de começar, ao ler a contracapa que diz... Sinopse: Tessa passa pelo momento mais difícil de sua vida. Enquanto luta para crescer na carreira com a qual sempre sonhou, seu mundo é virado de ponta-cabeça: a inesperada aparição de seu pai e uma traição imperdoável a deixam mais fragilizada do que nunca. Hardin — com seus beijos viciantes, seu toque incendiário e seu ch

:: Resenha 177 :: "A Casa Negra", Stephen King e Peter Straub

Sinopse: Hoje, Jack é um detetive de Los Angeles aposentado e mora no vilarejo de Tamarak, no estado norte-americano de Wisconsin. Um estranho acontecimento forçou-o a deixar a polícia há algum tempo, e ele vive tranqüilo, protegido das recordações perigosas. Mas sua tranqüilidade está prestes a acabar. Uma série de assassinatos macabros no oeste de Wisconsin faz com que o chefe de polícia local, amigo de Jack, lhe implore para ajudar a polícia inexperiente a encontrar o assassino. Em algum ponto do universo parece estar escrito que Jack terá de voltar aos Territórios. Atormentado por mensagens enigmáticas que lhe aparecem como que em sonhos, Jack decide enfrentar o desafio e acertar as contas com seu próprio passado.… E ntão, lembram-se da resenha de O Talismã ?? Lembram que falei sobre uma continuação?! Então, cá estamos nós com A Casa Negra , a supracitada continuação, onde podemos ver um Jack Sawyer adulto, policial aposentando no auge de seus 32 anos e totalmen