Pular para o conteúdo principal

:: Resenha 237 :: "Simon vs a agenda homo sapiens", Becky Albertalli




Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.





Simon Spier é gay, mas decidiu que ainda não é hora de sair do armário, não que a decisão o assuste, ele apenas quer evitar constrangimentos por ora. Ele detesta estardalhaços.


A algum tempo Simon troca emails com um outro garoto de codinome “Blue”, eles mantém uma espécie de anonimato, onde ambos preferem esconder um do outro as verdadeiras identidades por enquanto. Através disso trocam confidências, desabafos e o mais importante, afeto.

Um dia Simon esquece o email aberto em um computador da escola e um colega de aula chamado Martin, vê suas conversas e tira capturas de tela, vindo depois a chantagear Simon, para que em troca do sigilo de seus emails, ele o ajude a conquistar Abby, que no caso é a melhor amiga de Simon.


Se os emails de Simon e Blue vierem a tona, tudo estará arruinado. Ele não teme apenas sua homossexualidade ser revelada, mas também a de Blue, pois o mesmo estuda na mesma escola. Tudo acabaria. Como ele poderia suportar a ideia de não ter mais contato com alguém que está lhe fazendo tão bem?

A melhor parte do livro é, sem dúvidas. as trocas de emails que são relatadas. Até a metade do livro, os demais capítulos estavam um pouco chatinhos porque também não estavam ajudando muito a desvendar o mistério de quem é Blue. Isso tornou um pouquinho arrastado de início,  mas conforme o desenrolar dos fatos, a narrativa vai ficando cada vez mais empolgante.


"P.S.: Adoro o jeito como você sorri, sem perceber que está sorrindo. Adoro seu cabelo de quem acabou de acordar. Adoro o jeito como você faz contato visual por mais tempo do que o necessário. E adoro seus olhos cinza-lua. Então, se você acha que não sinto atração por você, Simon, você está maluco." (pag.: 230) 

Simon é extremamente engraçado, sarcástico e inteligente. O modo como ele encara toda a situação é motivador. Embora bem solitário às vezes, se mostra ser um cara maduro. Gostei bastante de sua personalidade.  


Quanto aos amigos de Simon, não me identifiquei com todos. Abby por exemplo, se mostrou muito superficial, às vezes Simon dava "créditos" demais a ela, e eu ficava me perguntando: o que essa garota tem demais? Entretanto, outros personagens secundários foram mais interessantes, mas não tiveram tanto "espaço".

A edição está bonita, livro com orelhas e folhas amarelas. Fonte no tamanho agradável. Tenho   costume de relacionar musicas com os livros que leio. Desta vez notei semelhança da história com a música "Romântico Anônimo - Marcos & Belutti".


"As pessoas são mesmo como casas de quartos grandes e janelas pequenas."


- Gosto do que não tem fim - digo. - Gosto de coisas que não terminam. (Pag.:266)

Simon vs a agenda homo sapiens é um livro divertido, de leitura fácil. Digamos, até leve, embora aborde a homossexualidade, não é uma leitura tensa.


Título: Simon vs a agenda homo sapiens
Título Original:
Autora: Becky Albertalli
ISBN-13: 9788580578928
ISBN-10: 8580578922
Ano: 2016
Páginas: 272
Editora: Intrínseca
Skoob | Goodreads
Compre aqui: Amazon, Americanas
Classificação:


Sobre a autora:


Becky Albertalli é psicóloga, o que lhe proporcionou o privilégio de trabalhar com muitos adolescentes inteligentes, estranhos e irresistíveis, e por sete anos foi orientadora de um grupo de apoio em Washington para crianças com não conformidade de gênero. Mora em Atlanta com o marido e os dois filhos. Simon vs. a agenda Homo Sapiens é seu primeiro livro.

Comentários

  1. A capa do livro é bem bonita e a premissa bem interessante, infelizmente, não é o tipo de leitura que busco no momento, mas gostei de conhecer a obra, não tinha visto nada sobre ela anteriormente.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Êu ainda não li o livro, mas fiquei interessada, ainda mais pelo tema tão atual.
    Gostei de saber que traz uma trama divertida, com certeza vou gostar da leitura desse livro. Quero ler para ontem.
    Bjks!
    histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  3. Olá, o livro parece conduzir bem o tema a que se propõe, pelo seu texto sobre ele. Fiquei curiosa sobre como Simon sairá desta situação. Vou anotar a dica! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Pelo que li na resenha, o tema abordado no livro é bem atual e retrata a realidade de muitos jovens. Bom saber que a narrativa vai se tornando empolgante conforme o desenrolar da história!

    Bjos,

    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Pela resenha e sinopse parece um livro interessante, já que você mencionou que é algo leve, creio que não haja tanta polêmica nele, o que não é ruim, mas também não tão bom, pois pelo que ele retrata esperamos exatamente isso.
    A capa é bonita, a história parece boa, vale a pena arriscar nessa leitura ;D

    http://www.literaturanews.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Não é um livro que eu me interesso, mas acho a capa linda.
    Achei interessante as partes dos e-mails, gosto disso e saber que essas partes foram as mais legais também me deixa feliz, fiquei curiosa para saber quem é Blue, mas não sei que é um livro que eu leria.
    Amei as fotos.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Desconhecia a obra e fiquei curiosa para saber quem é Blue!! Sem contar que você diz que Simon é um personagem divertido e sarcástico, características que gosto muito em personagens e que me fazem gostar de cara já dele rsrs
    Quero muito saber como ele encara essa chantagem e qual será o desfecho dos personagens.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá Brena,
    esse livro parece ser interessante, por causa do protagonista, apesar de toda a chantagem ele parece um garoto gentil, além de sarcástico e um amigo maravilho. Fiquei curiosa com como um rapaz assim irá lidar com essa situação, ninguém deveria ser obrigado a se expor assim.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  10. Hello! Tudo bem?
    Eu conheci o livro Simon vs a agenda homo sapiens num evento da Intriseca e já animei demais a ler.
    Sabia do tema e me interessei mto a conhecer.
    Gostei dos pontos que falou do livro e vou tentar ler esse ano.
    Achei a capa bem bonita.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

:: Resenha 131 :: Insônia, Stephen King

Sinopse: Insônia narra o verdadeiro inferno que se transformou a vida de Ralph Roberts, um pacato aposentado que não consegue mais dormir em paz desde que a mulher morreu. O sono não chega e, o pior: a escuridão o arremessa à hiper-realidade. Acontecimentos horríveis envolvendo o povo de Derry, no Maine, onde sempre viveu, surgem como flashes em sua mente. Do dia para a noite, Ralph se vê desesperadamente envolvido em um mundo de terror. E tudo o que ele gostaria era de dormir em paz. Conforme o quadro piora, ele começa a ver coisas invisíveis aos olhos dos outros —auras coloridas e seres que, por sua aparência, chama de “doutorzinhos carecas”. Através dessas visões, percebe outros planos de realidade e sua influência sobre o mundo “real”. Mas Ralph não está sozinho nesse jogo de alucinações inexplicáveis. O químico Ed Deepneau também anda percebendo que coisas estranhas acontecem ao seu redor. Subitamente, os velhos amigos tornam-se inimigos numa guerra entre mundos invisíveis

:: Resenha 153 :: “After 3 – Depois do Desencontro”, Anna Todd

O k, vai ter spoiler sim e se reclamar vai ter mais! Brincadeeeeeeiraa!!! =P É que assim, vamos combinar? Resenha do terceiro livro onde acontece coisa pra diabo, não tem como, vai rolar uns spoilerszinhos de leve, então fique avisado, certo? Se quiser seguir, siga, se não quiser, comenta assim mesmo hahahaha. Bom, parece que todo livro dessa mulher termina com uma bomba. O segundo terminou com a Tessa guardando um segredinho básico do Hardin, lembra que eu até comentei na resenha ? Então, além disso, terminou com ela dando de cara com o pai e é assim que este terceiro livro começa. Confesso que antes de começar, ao ler a contracapa que diz... Sinopse: Tessa passa pelo momento mais difícil de sua vida. Enquanto luta para crescer na carreira com a qual sempre sonhou, seu mundo é virado de ponta-cabeça: a inesperada aparição de seu pai e uma traição imperdoável a deixam mais fragilizada do que nunca. Hardin — com seus beijos viciantes, seu toque incendiário e seu ch

:: Resenha 177 :: "A Casa Negra", Stephen King e Peter Straub

Sinopse: Hoje, Jack é um detetive de Los Angeles aposentado e mora no vilarejo de Tamarak, no estado norte-americano de Wisconsin. Um estranho acontecimento forçou-o a deixar a polícia há algum tempo, e ele vive tranqüilo, protegido das recordações perigosas. Mas sua tranqüilidade está prestes a acabar. Uma série de assassinatos macabros no oeste de Wisconsin faz com que o chefe de polícia local, amigo de Jack, lhe implore para ajudar a polícia inexperiente a encontrar o assassino. Em algum ponto do universo parece estar escrito que Jack terá de voltar aos Territórios. Atormentado por mensagens enigmáticas que lhe aparecem como que em sonhos, Jack decide enfrentar o desafio e acertar as contas com seu próprio passado.… E ntão, lembram-se da resenha de O Talismã ?? Lembram que falei sobre uma continuação?! Então, cá estamos nós com A Casa Negra , a supracitada continuação, onde podemos ver um Jack Sawyer adulto, policial aposentando no auge de seus 32 anos e totalmen