Pular para o conteúdo principal

:: Resenha 220 :: "A Princesa da Lapa", Danilo Barbosa, + Sorteio!




Sinopse: Há tempos, entre os postes brilhantes e solitários da Lapa, houve um castelo feito de amores e ilusões perdidas. Nele, entre cortinas e brocados, existiu uma bela mulher, prisioneira de sentimentos perdidos e marcada pelo desejo dos homens. Uma mulher inesquecível, que foi chamada e ovacionada como a Princesa da Lapa. Jonas é um jovem escritor capaz de escrever as mais belas histórias de amor, mas não de vivenciá-las. Por ter sido abandonado por aquela que considerava a mulher da sua vida, ele não acredita mais em finais felizes. Até que, em uma noite, uma misteriosa senhora o encontra, disposta a lhe contar a sua história... A partir do momento em que a fantástica personagem começa a se revelar ao cético criador de histórias, um novo conto de fadas se revela aos olhos dos leitores, mostrando um mundo de paixões vorazes, sensualidade, poderes supremos e a eterna luta do bem contra o mal. Sejam bem-vindos à incrível e instigante história daquela que ficou conhecida para sempre como A Princesa da Lapa.




Transformador: aquele ou aquilo que transforma.
Transformar: fazer tomar ou tomar nova feição ou caráter, alterar-se, modificar-se. Fazer passar ou passar de um estado ou condição a outro; converter-se, transfigurar-se.

"Transformador" é a palavra que escolhi para definir A Princesa da Lapa. Conforme você vai lendo, o livro vai se transformando. No decorrer da leitura nós vamos acompanhando a transformação da Princesa e da mesma maneira que ela se transforma, ela ganha o poder de transformar a todos, dentro e fora do livro.

É engraçado, eu tinha uma ideia completamente diferente em relação a esse livro. Na verdade, eu não tinha uma ideia propriamente dita do que me aguardava, eu só tinha em mente o que tirei da sinopse e no correr das páginas, que foram lentamente absorvidas – pois é uma história que deve ser degustada e não devorada – eu fui levada a algo que em nenhum momento havia passado pela minha cabeça. E posso dizer que fui surpreendida e encantada pelas palavras de Danilo.


Em A Princesa da Lapa nós vamos conhecer Jonas, um escritor de belas histórias de amor que se vê abandonado por aquela que considerava a mulher de sua vida. Certa noite, vagando perdido em pensamentos e na dor de seu coração despedaçado, achando que nunca mais escreveria sobre o amor, sua vida cruza com o de uma mulher pra lá de especial que transformará a vida do jovem escritor.


Essa mulher é Larissa, que nos surpreende e surpreende Jonas ao começar a narrar a história da Princesa da Lapa. Uma Lapa talvez em sua melhor época, apesar do período da Ditatura Militar. Um Rio antigo que, assim como nos livros, guardava histórias doces e terríveis entre suas ruas de paralelepípedo e seus casarões antigos. Um conto de fadas fantástico com criaturas com superpoderes, anjos, almas gêmeas, amores, prazeres, dores e mortes. Uma menina que fora deixada a porta de um palacete fantástico, tão bonito quanto um castelo de princesa em um conto de fadas, mas que na verdade era nada mais, nada menos, que um antro de luxúria onde tudo era permitido para quem tivesse dinheiro. Estamos falando da Casa dos Prazeres.

Comandado pela firme Mama Mercedes, a Casa dos Prazeres era o lugar mágico e encantador onde a menina crescera entre rendas, transparências e veludos. Até que a dura realidade que se escondia naquele lugar se revelou bem diante de seus inocentes olhos. Este dia também fora marcado por sua menarca e sua primeira transformação.

Depois deste dia a pequena menina se transformou numa mulher, na mulher mais desejada e cobiçada em toda Lapa. A Princesa da Lapa era a queridinha, a mais importante das meninas de Mama Mercedes e sua Casa dos Prazeres. Só ficava com ela quem desse o lance de mais alto valor.

Mas estamos falando de um conto de fadas e em todo conto de fadas há um amor, um príncipe, certo? Então, é aí que o destino vem brincar com a Princesinha, ele vem sem nada ver, para roubar o coração da Princesa mais desejada por todos. E é aí que mais uma transformação acontece.

Talvez eu não esteja sendo muito clara, pra ser sincera está sendo muito difícil escrever essa resenha. Digo isso porque o legal é você ser surpreendido a cada página, a cada capítulo, a cada novo acontecimento dessa história tão intensa e incrivelmente maluca. Se eu contasse mais, revelando um pouco mais do que acontece e dos personagens dessa trama, eu soltaria spoilers e informações que é bem mais legal vocês não saberem e só descobrirem lendo.

Só preciso dizer que fui agradavelmente surpreendida. Este foi o meu primeiro contato com a escrita do Danilo Barbosa e eu simplesmente adorei. Fiquei encantadíssima com a delicadeza poética e com todas as referências que ele descreveu no livro. Vamos ver citados a Rádio Roquete Pinto, o Largo dos Pracinhas, os Arcos da Lapa, Getúlio – o Pai dos Pobres – morto no Palácio do Catete, a estreia de Os Reis do Iê, Iê, Iê, entre outras ricas informações culturais.



Quando a Princesa descobre o amor, tudo se transforma mais uma vez, ganhando um ritmo e tanto, fazendo você ficar preso a trama. E se aquela que era a mais cobiçada já sofria certa inveja de alguns, vocês podem imaginar o que ela teve de enfrentar quando o amor tomou conta de seu coração e de sua mente.

Muita coisa acontece com ela naquele castelo mágico. Teremos muitas surpresas até o final da história da Princesa da Lapa. E se Jonas não molhou os olhinhos ao final daquela história doida, onde prostitutas se misturam a contos de fadas e cabelos enormes mudam de cor, os meus molharam e muito! Terminei o livro dentro do ônibus indo trabalhar e não me aguentei, chorei com o final da história daquela criatura tão poderosa e sofrida.

Será que Jonas irá escrevê-la? Só lendo A Princesa da Lapa para descobrir, e eu recomendo.

"- Acho que foi mais que isso, Jonas. Nós mudamos e não vimos. Diante de nossas rotinas atribuladas, colocamos o lado prático da vida à frente de tudo. Já não tínhamos o contato necessário um com o outro. Éramos apenas dois desconhecidos que se despiam todas as noites, procurando regatar algo que não sabíamos mais onde procurar. Aquilo que iniciamos foi lindo, mas nem faço ideia de onde foi parar..."

"Acho que até hoje não sei o que sou, Jonas. Filha dos Deuses, da luz ou das trevas. Só sei que vim a este mundo e o vivenciei com o parco conhecimento que se desvendou diante dos meus olhos. Sem titubear, continuei a enfrentá-la."

"Ambos sabemos que as palavras, uma vez ditas, perdem o controle de seus donos. Tomam significado, transformam a pessoa à sua volta. Até este exato instante, mostrei a você uma história que pode julgar fantasiosa, lírica, delírios de uma velha senil, inventando fatos que uma pessoa mais cética, ao ouvi-las, já teria me dado às costas e ido embora, sem hesitar. Por isso, ao ver sua face, que tão maravilhada me fitou até agora, refletindo os sentimentos que eu também senti, hesito em continuar, pois sei que irei vê-lo fechar-se em confusão, medo, dor... Luto."

"Meus lábios encontraram os dele e, naquele contato, a verdadeira mágica começou. Não a de fantásticas experiências ou demonstrações sobrenaturais de poder, mas iniciou-se a mágica da vida que sempre desejei. Pássaro de asas abertas rumo ao infinito, a partir do momento que olhei para ele e disse: - Eu te amo!"

"Espero que um dia nos encontremos, você e eu, em uma noite dessas, quem sabe cercado de livros, algo que tento amamos. Que nesse dia possamos nos abraçar como velhos conhecidos, e que eu possa lhe contar como estou feliz. Dizer que a vida segue em frente, e que, se você estiver em um momento difícil, que fique tranquilo, pois tudo há de melhorar. As dores passam, a alma se cura, a ausência se consome, e tudo que é mau sempre vai embora."


Título: A Princesa da Lapa
ISBN-13: 9788550300511
ISBN-10: 8550300519
Ano: 2016
Páginas: 304
Compre aqui: Saraiva
Classificação: 


Sobre o autor:


Danilo Barbosa foi eleito autor revelação de 2015 por um dos blogs literários mais influentes do país após a publicação do seu primeiro romance Arma de Vingança, pela editora Universo dos Livros, recebendo, inclusive, uma extensa resenha no conceituado jornal inglês The Guardian. Este livro e os contos que publicou no seu ano de estreia como autor entraram na lista de e-books mais vendidos de acordo com a Revista Veja e, em pouco tempo de carreira, ele já conquistou uma legião de fãs, sendo um dos autores mais comentados em redes sociais.




SORTEIO ENCERRADO!
Ei, peraíííí, onde é que vocês vão? Sentem aí, bora tomar mais uma porque teeeeem sorteioooooo!!!! \o/


Para participar basta:

- Comentar esta resenha deixando seu email;

- Compartilhar esta imagem que está lá na nossa page no Facebook e claro, curtir a nossa page;

- Preencher este formulário AQUI.
Obs.: Para copiar o link do seu compartilhamento, basta entrar no seu perfil e clicar na hora em que você compartilhou. A imagem compartilhada irá abrir e basta você copiar o link. Uma dica pra saber se o link é o correto, é ver se no final dele tem "=story", se tiver está certinho. Veja nesta imagem.

- O sorteio será realizado na próxima quarta, dia 09/11.

- É obrigatório residir em território brasileiro.

- O ganhador tem até 3 (três) dias para enviar seus dados completos para o nosso e-mail (viciadas.leitura@gmail.com). Caso a pessoa não apareça, um novo sorteio será realizado.

- O livro será enviado diretamente pela nossa editora parceria, a Universo dos Livros. Assim que eles nos avisarem (e se avisarem) que o livro foi enviado, nós informamos o ganhador. Tanto o blog quanto a editora não se responsabilizam pelo extravio dos Correios. 

Boa sorte, pessoal!!!! =D

Comentários

  1. Eu me interessei pela história, já tinha visto o livro, pela capa pensei que fosse apenas romance, sem o ar de magia, mas agora lendo a resenha, vi que tem a junção das duas.

    celivania_cielo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Historia interessante.
    A capa é linda! Já havia visto o autor em algumas fotos nas redes sociais, só não sabia do livro!
    Boa sorte aos participantes do sorteio!

    #Ana

    LiteraKaos!

    ResponderExcluir
  3. #Participando :D
    email: paloma.rizzon2@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Nossa pela capa eu não dava nada, mas gostei bastante desse ar mágico que o autor deu a história, isso sem falar que tem História no livro, eu gosto muito quando mistura ficção e realidade. Dica anotada

    ResponderExcluir
  5. Me interessei por esse livro na bienal quando eu conheci o autor em questão.
    É a primeira resenha que eu leio sobre ele e confesso que gostei das suas impressões. Anotei a dica e quem sabe não o leia no futuro

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bianca!

    Achei a capa um amorzinho, só não sei se consigo de aprofundar nessa parada de romance e magia, realidade e ficção... fico um pouco encucada com a ideia. Mas vou anotar a dica de qualquer forma, quem sabe no futuro eu leia. Obrigada pela dica, sua resenha tá um amor!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Danilo
    Já vi uma resenha desse livro e gostei muito, apesar de saber que não o lerei no momento.
    Gostei de saber que também curtiu e se emocionou assim. O autor parece ter desenvolvido muito bem tudo, pois sempre recebe elogios.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  8. Oi Bia,
    Tenho curiosidade para conhecer essa obra, e pela sua resenha, não imaginava que a história fosse por esses detalhes, o que eu amei. Também não conheço a escrita do autor, mas pretendo conhecer através desta obra.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  9. Bia, tudo bem?

    Não conhecia a obra, nem o autor. Mas gosto sou a louca do romance, por isso a premissa já me deixou curiosa!

    beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá Bia...
    Amei a resenha e deu vontade de conhecer mais a história desse livro...Nunca li nada desse autor tb...espero ganhar de presente no sorteio esse livro :D
    Meu e.mail : vanessastos@yahoo.com.br
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  12. Já tinha ouvido falar desse livro, porém ainda não conhecia a história, e confesso que me surpreendi com sua resenha, que obra encantadora. Da para ver que a trama e cheia de revira voltas e acontecimentos marcantes, além de que os personagens são bem desenvolvidos, e cativantes, o que deixa a leitura, ainda mais instigante. Fiquei super interessada nessa leitura.
    Participando.
    lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Transformador é uma ótima palavra e fiquei bem mais curiosa para ler o livro.
    Essa capa é mara né.
    Achei a premissa do livro completamente inovadora, diferente de tudo que já li. Simplesmente amei. Espero ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  14. Olá, realmente a história parece ser encantadora, e eu adoro histórias que se passam a alguns anos atrás aqui no brasil, acho impresisonante e adoro conhecer um pouco da história do nosso brasil,a capa é realmente linda e eu adorei o fato de misturar com um pouco de fantasia e um toque de contos de fada

    ResponderExcluir
  15. Oi Bianca, sua linda, tudo bem?
    Confesso que não me senti muito confortável com o tratamento dado ao tema. Aquela casa não era um castelo, era uma casa de prostituição, pelo o que eu entendi. Então, as meninas não eram princesas. Não há sonho e nem magia em uma vida assim. Eu sou muito romântica e adoro contos de fadas, então, não consigo vislumbrar uma comparação. Por isso vou passar a dica. Mas que bom que o livro conseguiu lhe emocionar e lhe envolver. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Fiquei com a sensação de que estava com a mesma ideia que você... Digo isso pois antes de ler sua resenha imaginava outra coisa do livro. Se é que eu sabia ao certo o que esperar.
    Não que eu saiba agora, mas imaginava algo diferente antes do que estou imaginando agora que li a resenha. A única certeza é que fiquei ainda mais curiosa e empolgada para conhecer o livro - que já estava na lista de desejados e que agora vai furar alguns e entrar na lista de próximas compras.
    Faz tempo que quero ler algo do Danilo, mas acho que esse será o livro certo para começar!
    Pena que cheguei tarde para a promoção :(
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  17. Bia, obrigada pela resenha.
    Estava mesmo querendo saber mais sobre ele, pois me chamou a atenção logo de cara a capa. A história me deixou com uma vontade de ler, simplesmente gostei muito.
    Mais uma vez obrigada.
    blauzen09@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, bela resenha. Não conheço a escrita de Danilo, mas essa obra é deveras encantadora, por sua inovação e maneira diferente de nos envolver com uma personagem tão singular como a princesa. As surpresas ditas por você, também um ponto forte que me faria ler.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

:: Resenha 131 :: Insônia, Stephen King

Sinopse: Insônia narra o verdadeiro inferno que se transformou a vida de Ralph Roberts, um pacato aposentado que não consegue mais dormir em paz desde que a mulher morreu. O sono não chega e, o pior: a escuridão o arremessa à hiper-realidade. Acontecimentos horríveis envolvendo o povo de Derry, no Maine, onde sempre viveu, surgem como flashes em sua mente. Do dia para a noite, Ralph se vê desesperadamente envolvido em um mundo de terror. E tudo o que ele gostaria era de dormir em paz. Conforme o quadro piora, ele começa a ver coisas invisíveis aos olhos dos outros —auras coloridas e seres que, por sua aparência, chama de “doutorzinhos carecas”. Através dessas visões, percebe outros planos de realidade e sua influência sobre o mundo “real”. Mas Ralph não está sozinho nesse jogo de alucinações inexplicáveis. O químico Ed Deepneau também anda percebendo que coisas estranhas acontecem ao seu redor. Subitamente, os velhos amigos tornam-se inimigos numa guerra entre mundos invisíveis

:: Resenha 153 :: “After 3 – Depois do Desencontro”, Anna Todd

O k, vai ter spoiler sim e se reclamar vai ter mais! Brincadeeeeeeiraa!!! =P É que assim, vamos combinar? Resenha do terceiro livro onde acontece coisa pra diabo, não tem como, vai rolar uns spoilerszinhos de leve, então fique avisado, certo? Se quiser seguir, siga, se não quiser, comenta assim mesmo hahahaha. Bom, parece que todo livro dessa mulher termina com uma bomba. O segundo terminou com a Tessa guardando um segredinho básico do Hardin, lembra que eu até comentei na resenha ? Então, além disso, terminou com ela dando de cara com o pai e é assim que este terceiro livro começa. Confesso que antes de começar, ao ler a contracapa que diz... Sinopse: Tessa passa pelo momento mais difícil de sua vida. Enquanto luta para crescer na carreira com a qual sempre sonhou, seu mundo é virado de ponta-cabeça: a inesperada aparição de seu pai e uma traição imperdoável a deixam mais fragilizada do que nunca. Hardin — com seus beijos viciantes, seu toque incendiário e seu ch

:: Resenha 177 :: "A Casa Negra", Stephen King e Peter Straub

Sinopse: Hoje, Jack é um detetive de Los Angeles aposentado e mora no vilarejo de Tamarak, no estado norte-americano de Wisconsin. Um estranho acontecimento forçou-o a deixar a polícia há algum tempo, e ele vive tranqüilo, protegido das recordações perigosas. Mas sua tranqüilidade está prestes a acabar. Uma série de assassinatos macabros no oeste de Wisconsin faz com que o chefe de polícia local, amigo de Jack, lhe implore para ajudar a polícia inexperiente a encontrar o assassino. Em algum ponto do universo parece estar escrito que Jack terá de voltar aos Territórios. Atormentado por mensagens enigmáticas que lhe aparecem como que em sonhos, Jack decide enfrentar o desafio e acertar as contas com seu próprio passado.… E ntão, lembram-se da resenha de O Talismã ?? Lembram que falei sobre uma continuação?! Então, cá estamos nós com A Casa Negra , a supracitada continuação, onde podemos ver um Jack Sawyer adulto, policial aposentando no auge de seus 32 anos e totalmen