Pular para o conteúdo principal

[E-book x Livro]


Com o avanço dos celulares, tablets e e-readers, os livros digitais estão se tornando cada vez mais populares. É muito fácil, por exemplo, ter o aplicativo do Kindle instalado no seu celular/tablet/notebook, navegar pelo site da Amazon e comprar - com apenas um clique - diversos e-books que automaticamente estarão carregados no seu app. Só que, ainda assim, há toda aquela sensação maravilhosa de um livro de papel em nossas mãos.

Eu reconheço que os e-books são mais acessíveis. Você pode ter milhares de livros no seu celular, na sua mão. Fora que você pode ler em qualquer lugar. Caso esteja viajando ou mesmo indo do trabalho pra escola/faculdade, um celular carregado de e-books não pesa nada comparado a uma mochila cheia de livros.

Além da incrível capacidade de ter uma biblioteca nas mãos, você ainda tem o poder de mudar o tamanho da fonte, ajustando a leitura as suas necessidades visuais; pode procurar o significado de palavras desconhecidas instantaneamente com o dicionário que os aplicativos têm incorporados. Tudo isso é muito válido e útil.

Só que o livro de papel também tem o seu valor, ah se tem! Quem tem o livro de papel pode ter o seu livro autografado, pode ter uma linda dedicatória de quem te presenteou ou do próprio autor junto ao autógrafo. E caso tenha alguma palavra que você não conheça e não saiba o significado, basta sacar o celular e entrar em algum dicionário online. Viu, não tem e-book, mas tem acesso a internet e a vários dicionários. Rá! =P

Se você tem medo da violência urbana também é uma boa optar pelo livro físico, pois com certeza será mais difícil te roubarem o livro do que um baita smartphone ou tablet. Já imaginou ter de deixar o tablet na areia pra dar um mergulho? A chance de você voltar e não ter nada pra contar a história que você estava lendo é imensa!

Fora que, com o e-book você não tem aquele prazer de esperar o livro chegar na sua casa, de cumprimentar o entregador que já virou teu amigo, de rasgar o plástico que envolve o livro e que libera aquele perfume maravilhoso que só um livro novo exala. Com o e-book você não tem o prazer de tocar a capa do livro pra ver se ela é lisa ou se tem relevo, se é brilhosa ou fosca, se tem aquele toque que parece emborrachado, você não sente a textura das folhas e não abre o livro no meio enterrando a cara pra dar aquela cafungada profunda como um viciado em cocaína rsrs.

E aquela porcentagem maldita? Eu não sei se você tem TOC, agradeça se não tiver, pois pra quem tem TOC, esse raio de porcentagem no rodapé que indica que você já leu 60% do livro... 86%... 300 páginas de 403... meu Jesus Cristo, isso vai dando um nervoso, vai atacando o TOC de uma tal maneira que vocês não tem ideia!! Chega a dar um suador!! Rsrs

Agora, a pergunta que eu sempre faço e que eu gostaria muito que alguém que trabalhasse no mercado editorial me respondesse é: Por que alguns e-books são tão caros? Por que alguns e-books tem quase o mesmo preço do seu livro físico, se não mais caros até? Pois sim, já vi o caso. Sério, é algo que eu não consigo entender. Um livro físico tem todo um trabalho de capa, de material, de papel, de gráfica, de corte, costura, encadernação. Fazer um livro não é algo barato, eu reconheço. Mas um e-book? Eu não sei qual o programa é usado pra diagramar e montar um livro, mas olha, eu não consigo entender o que é que encarece um e-book, sinceramente, posso até estar falando a maior das besteiras, então se você souber, por favor, comente aí e me explique.

Tenho pra mim que um e-book teria que ser algo super em conta, não digo isso nem só por conta do trabalho que vejo ao fazer um livro e que não vejo num e-book, mas até mesmo para as editoras brigarem com os terríveis pdfs que estão por aí tomando conta da internet, espalhando livros piratas a torto e a direito. Mas caaaaaalma, todo mundo que me acompanha sabe que eu sou contra e detesto as traduções cagadas dos pdfs traduzidos por fãs, maaaasss eu também sei que muitos livros são comprados pelas editoras ao verem o sucesso que os livros fazem por aqui graças aos pdfs cagados rsrs.

Só que, voltando, eu ainda acho que as editoras deviam brigar com os pdfs, baixando os preços dos e-books, conquistando as pessoas com um trabalho bem feito e bem traduzido. Ninguém iria sofrer com uma tradução porcaria, as pessoas que não tem condições de comprar livro de papel, poderiam comprar e-books de qualidade e nenhum autor sofreria com pirataria.

Vejam alguns casos:






Sim, o preço original está cortadinho e os livros de papel (capa comum como a Amazon chama) estão em "promoção", mas porque diabos o e-book ainda é mais caro? Uma vez eu li alguém falar: "Ah, quem tem um tablet ou um e-reader tem condições de pagar esse valor nos e-books...". Amigo, para que não é assim, não. Hoje em dia todo mundo tem um smatphone ou um tablet. O próprio Kindle (o e-reader mesmo) está super em conta, então não é uma coisa de "pessoas que tem uma melhor condição". Não vem com essa que não cola. Também li outra que dizia: "Tudo que se começa a consumir mais, aumenta o preço. O preço baixo é para atrair as massas, depois que pega clientela eles aumentam." Sério... sei que isso acontece, mas eu ainda acho um baita absurdo!! Se eu tenho dinheiro, eu vou optar pelo livro de papel e não pelo e-book.

Bom, pra concluir, eu sei que essa discussão e-book (pdf ou não) x livro físico nunca vai ter fim e assim como gosto literário, cada um tem o seu. O bom é que o mercado editorial está aí pra todos nós, alimentando o nosso delicioso vício. Não deixe de comentar e contar pra gente qual a sua preferência. 

- Acabou, livro... você é uma tecnologia inferior.
- Seu grande e robusto formato, é irrelevante.
- Apenas uma faísca desta chama e você iria embora para sempre!

Comentários

  1. Também gostaria muito de saber o motivo dessa diferença.
    Eu já li muito PDF, piratão mesmo, cagado até a última potência, hoje não leio mais, não tenho paciência para as cagadas e não tenho olhos tão bons quanto antes, lia no celular, tela pequena. E o principal, amo de paixão livro físico!!! Não sei viver sem eles!!

    ResponderExcluir
  2. Oii... Eu prefiro os livros físicos, gosto da sensação de abrir o livro e sentir aquele cheirinho tão bom de livro novo. Não sou muito fã de e-book mas ultimamente tenho lido bastante por conta de ser o mais prático, as vezes estou em lugar e tenho um tempinho, logo Corro pro celular pra ler, e o livro físico as vezes não da pra levar a qualquer lugar. Também queria saber o pq dessa diferença de preço, já que o livro físico é muito melhor e mais trabalhoso que o e-book!

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu não tenho preconceito pelo fisco ou digital. Gosto muito do livro físico, porque acho que ele tem uma magia que me encanta. Mas também tenho um Kindle que está sempre comigo, principalmente para ir ao trabalho, porque acho mais prático, leve e também leio mais rápido com ele. Adorei a sua colocação sobre os preços dos ebooks, porque também já me questionei várias vezes sobre o porque deles serem mais caros.

    ResponderExcluir
  4. Então eu sou uma leitora mista. É tenho tantos e-books no kindle quanto físicos. E meu critério é o preço se um livro que quero muito fica muito em conta na versão Kindle eu compro exemplo: Rainha Vermelha que paguei 12 reais e Para Todos Os Garotos que Amei que paguei 5 reais! Agora ebook caro eu não compro. Para dar 20 reais eu pego un físico e temho o prazer da cheirada, de sentir a capa. Fato é se os e-books fossem mais baratos eu teria bem mais!

    ResponderExcluir
  5. Então eu sou uma leitora mista. É tenho tantos e-books no kindle quanto físicos. E meu critério é o preço se um livro que quero muito fica muito em conta na versão Kindle eu compro exemplo: Rainha Vermelha que paguei 12 reais e Para Todos Os Garotos que Amei que paguei 5 reais! Agora ebook caro eu não compro. Para dar 20 reais eu pego un físico e temho o prazer da cheirada, de sentir a capa. Fato é se os e-books fossem mais baratos eu teria bem mais!

    ResponderExcluir
  6. Minha paixão é livro físico, esperar ansiosamente ele chegar, abrir, cheirar, folhear <3 <3 <3 É tão gostoso ficar admirando seus bebês na estante. :D :D :D
    Eu tentei ler em e-book uma única vez e não consegui, achei "chato".
    Maaaaaaaaaaaas tem tanto livro que tenho vontade de ler, que o formato é só digital ... vou acabar me rendendo.

    ResponderExcluir
  7. Me apaixonei por ler,com um livro físico emprestado...Estava ansiosa por mais e estava sem grana,então me mostraram q poderia ler em pdf e de graça...Ameiiii de paixão a ideia e posso ler como todo mundo...Ainda sonho em ter todos meus "amores" em livros físicos,mas ainda não tenho espaço e nem grana...mas a esperança é a última q morre ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bianca!
    Sem dúvida a fácil acessibilidade dos e-books é um ponto a favor, mas se eu tivesse que escolher entre eles e os livros físicos, escolheria sem hesitar os livros físicos; gosto da sensação de tê-los em minhas mãos, do virar de cada página...
    Também não entendo os preços dos e-books que muitas vezes são mais caros que os livros físicos, isso foge de minha compreensão...
    Enfim, longa vida aos livros físicos <3
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá linda,

    Eu sempre gostei dos dois. Tem livros que prefiro físicos porque são de autores que eu gosto e faço coleções imensas( como Harlan Coben, Jane Austen e afins) e outros que são gêneros que vivem com milhares de lançamentos por semana, como romances, que prefiro em ebooks.

    Meu amigo de Letras me explicou que o Ebook é quase o mesmo preço na Amazon porque ela mesmo coloca uma taxa sobre a divulgação no site...algo que não ocorre nos EUA e Europa, por isso o preço absurdo.

    Beijos!
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-enigma-das-estrelas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm, entendi, que coisa. Aqui tudo é mais caro sempre. :/

      Excluir
  10. OI. Muito legal esta sua matéria. Na verdade acredito que o valor de alguns e-books devam ficar alto em relação ao físico. Tipo, deve ter um percentual para físico e um para e-book , mesmo que não tenha custos porque eles sabem que as pessoas compram, ou seja, tem que ter um valor comercial. Como os que você postou, todos eles são muito cotados no mercado, então eles passam a faca mesmo, entende? Eu ainda prefiro os livros físicos, já que gosto de apreciar as páginas.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  11. Desculpe os e-books, mas eu sempre vou preferir o livro físico ♥
    Amoo de verdade sentir o cheirinho do livro e cara realmente vc disse tudo. O mais legal é aquela ansiedade de ver o carteiro chegar com seu livro hehehehehhe.
    Realmente ambos tem suas qualidades, mas o livro físico supera e ladão não rouba kkkkkkkkkkkk
    Amei o post.

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2016/02/parceria-galera-record.html

    ResponderExcluir
  12. Olha, eu sempre vou preferir os livros físicos. Gosto de sentir o cheiro, de tocá-los, folhear e ficar namorando a capa antes de abrir e ler. Mas não é porque prefiro os físicos que não vou ler os digitais, leio com menos frequência mas leio e a leitura flui da mesma maneira. hahahaha eu achava que só eu ficava nervosa com aquela porcentagem kkkk nossa! que agonia que me dá aquilo, sério! outro dia eu tive que ler um livro inteiro porque não estava me segurando com essa contagem, minha sorte que o livro tinha só 120 páginas e foi rápido chegar aos 100%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhaahahahahah ta vendo, só? Essa porcentagem é do capeta! hahahaha

      Excluir
  13. Eu leio livros nos dois formatos e não concordo com você sobre o prazer de esperar o livro chegar porque para mim é uma ansiedade só e fico todo dia olhando o link de acompanhar entregas para ver onde o maldito está. E outra coisa, uma casa não é uma casa sem livros, sem uma estante cheia de lombadas de livros lado a lado transformando um ambiente normal e um completamente aconchegante. Como eu disse, gosto das duas formas de ler, ler no kindle do meu iphone é muito melhor para ler deitada, mas ainda falta o virar de cada página.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bianca
    Realmente o livro físico tem o seu valor. De fato os e-books são bem acessíveis hoje em dia, e em alguns casos facilitam o acesso a leitura, mas tem o porém que você falou de não poder levar um kindle para ler no ônibus, por exemplo.
    Também acho que alguns e-books são bem carinhos, e é mais um motivo para preferir o físico, eu já tenho minha amizade com o carteiro kkk (tenho ele até no face). Ele vive me perguntando: "Não é possível que você lê todos esses livros!" kkkk Livro físico não tem preço :)

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem o carteiro no faceboooooookkkkkkkkkkkkkk!!! hahahahaha Sensacional!!!

      Excluir
  15. Olá, Bianca! Achei bem legal seu post! Adoro posts bem humorados, sem deixar de dar a informação a que se propõem. Confesso que não tinha problemas com a porcentagem de páginas lidas em e-book, mas levarei comigo o seu TOC! Aff! Kkkk!
    É grande a polêica do que é melhor, se livros físicos ou e-books! Acredito que cada um tenha um momento. Para mim, os e-books são práticos, principalmente quando você precisa de um livro urgente e não acha para comprar, o prazo para entrega é de um mês (oi???) ou ele é muito caro para o seu bolso.
    E concordo com você sobre os preços: morrerei sem entender o motivo de e-books serem mais caros que seus respectivos exemplares físicos!
    Adorei o seu post!!!

    Abraço!
    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me por isso, meu intuito não era despertar o TOC nos demais hahahahaha.

      Excluir
  16. Oii, tudo bem?
    Eu achei o seu texto muito interessante! Eu sempre vejo os pessoal comentando sobre o formato que preferem, eu particularmente gosto mais do fisico, mas as vezes não tenho como o levar para algum lugar e acabado lendo em e book, mas no fim o que importa é a historia.

    ResponderExcluir
  17. Mega concordo com você sobre os valores cobrados, e realmente não entendo. Sou usuária dos dois tipos, amo livro físico e adoro e-book, mas confesso que se fosse mais barato os e-books, acho que eu só teria eles...
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Um dos tópicos do meu TCC foi esse assunto. E a conclusão é que não dá para saber ainda se um é melhor que o outro.
    Mas as editorias ainda não estão sabendo trabalhar com isso. Não dá para pagar o mesmo ou mais por um e-book do que o livro físico. Hoje em dia a maioria dos meu e-book são de autores independente por ser mais baratos do que os das editorias.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  19. A princípio eu pensei que não fosse me acostumar a leitura em um e-reader, mas com o uso isso mudou, e meu kindle faz todo diferencial.
    Quanto questão da porcentagem, não vejo mudanças, porque tenho esse toque também no livro físico...o lance de ficar olhando a página que tô, e quantas ainda faltam rsrs.
    Concordo com a questão do valor de um ebook, caro demais, prefiro pagar e ter um livro físico....as editoras precisam aprender a lidar com isso.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Acho que os dois tem seu lugar no mercado e o seu valor. Claro que quem é um leitor assíduo prefere o físico, pra ter o prazer de ter o livro em mãos, admirar a capa, cheirar... Bom da pra fazer muita coisa com o livro físico. Mas o ebook quebra bastante o galho também quando náo se tem um livro para ler e precisa distrair em uma sala de espera, viagem... Muito útil e versátil.
    Realmente eu já vi varias vezes ebooks com valores absurdos e mais caros que o físico e não consigo entender o porque o.o se alguma editora responder, compartilhe para matar a nossa curiosidade e saber o porque.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  21. Olá Bianca,
    Não acho que exista algo melhor, tanto o livro físico quanto o ebook tem seu lado positivo e negativo.
    Eu tenho um eReader e gosto muito dele, apesar de o percentual e a numeração me incomodar rs
    E, particularmente, leio muito mais rápido no eReader, mas não disoenso um bom livro físico <3
    Sobre o preço: UM ABSURDO. É muito caro, fico chocada até :o
    Adorei o post.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi os e-books tão mais caros que os livros impressos eu prefiro mil vezes ter os livros em mãos e sentir o cheirinho dele e eu acho que devem diminuir os preços do e-book que eles tão absurdamente caros bjs.

    ResponderExcluir
  23. Oie, bom, não tenho preconceito com e-books, tem vezes que até prefiro e-book no lugar de um livro físico, até porquê se está muito tarde e eu quero ficar acordada lendo sem que ninguém fique me enchendo o saco, eu procuro ler os e-books. Mas nada se compara a emoção de ter o livro físico em suas mãos.

    Beijinhos da Mady.

    Ah, e esqueci de avisar, indiquei o Viciados em Leitura no top 3 do mês de janeiro, se você quiser dar uma olhada: http://mdl-magodoslivros.blogspot.com.br/2016/01/indicando-literatura.html

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bom?

    Sempre prefiro o livro físico. Acho que nada supera você ter o livro em mãos e folheá-lo. Porém, não tiro TODO o mérito do e-book. Um bom exemplo que você deu é quando está viajando: eu estou numa viagem no momento e como vim de avião tenho que tomar cuidado com o peso. Outro problema é qual livro levar e acabar exagerando ou trazendo poucos. Porém, não tenho esse problema no momento já que tenho o meu Kindle, alguns e-books que comprei nele e uma assinatura no Kindle Unlimited, que me faz ter acesso a vários livros. E pesando somente 200g na mala! hahaha Sim, me sucumbi a era da tecnologia, mas isso não muda a minha estante que já está com mais de 300 livros ;)

    Ótimo texto. Uma boa reflexão e um tema até um pouco polêmico para os amantes dos livros, né? ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Basicamente 90% dos livros que leio são em formato digitais , para mim são mais práticos mais acessíveis e etc , como não tenho muito das manias que outros leitores tem com o livro físico para mim não faz muita diferença, mais acho que cada um se adequada ao que acha melhor.
    Gostei muito do post , permite que as pessoas façam uma reflexão...

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Primeiro tenho que dizer que adorei seu post!
    Antigamente, eu lia muitos PDF's, e sim, é mais prático, pois da para ler em qualquer lugar. Só que hoje, meus problemas de visão se agravaram, por isso prefiro os físicos, sempre gostei mais do físico, mas muitas vezes acontecia de não ter verba ou não querer estragar o livro e optava por PDF's. Porém, é um pouco complicado isso atualmente.
    Sobre os ebooks, alguns compensam na questão de preços, mas há aqueles outros que não, então, para mim não vejo vantagens, por isso escolho o físico!

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Eu também questiono os valores altos de alguns e-books. Acho que é algo desproporcional se formos pensar no gasto para imprimir um livro físico. Além do mais, embora eu goste muito dos livros virtuais, e os leia seguidamente, nada se compara ao charme de um livro físico. O bom do e-book é que seguidamente conseguimos até de graça, pois o próprio site da Amazon disponibiliza alguns títulos sem custo algum. Além dos livros que já estão em domínio público e conseguimos baixar sem nenhum custo. Adorei o seu post!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  28. Olá, eu amei o seu post. Particularmente eu não gosto de e-books, eu sou do tipo que gosta de ter o livro em mãos e sentir ele, sabe? então um e-book para mim será apenas em ÚLTIMO caso e olhe lá! Eu acho um absurdo o preço do e-book ser mais caro que o próprio livro, mais motivos ainda para mim adquirir os livros e depois tê-los bonitinhos em minha estante!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  29. Olá! Eu sou daqueles que adora ler, não me importo com a plataforma, amor livros físicos e e-books, os dois tem partes positivas e negativas que você mostrou muito bem. Também não entendo o preço dos e-books, você mostrou alguns, mas são vários os casos em que o mesmo é mais caro que o físico e fico indignado com isso! Enfim, vai entender essas editoras!
    Adorei sua postagem <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Olá Bianca... é, esse tema é polêmico, mas eu já tenho uma opinião formada sobre o assunto: gosto dos livros físicos. Não adianta, aprendi a ler com eles, adoro me deitar e acomodar o livro numa almofada e passar as páginas de acordo com a leitura, passá-las me motiva ainda mais a continuar. Eu leio ebooks, leio alguns textos que não tem outro jeito, acabo baixando para a faculdade, pelo tablet ou pelo note, mas são completamente diferentes, incomparáveis. Gosto dos físicos, mas tb leio ebooks, pq, como você disse, haja grana pra montar um biblioteca vitoriana ne.
    bjs
    umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi!
    Sempre irei preferir os livro físicos, mas para mim que os livros demoram muito a chegar o e-books e uma ótima solução ainda quando é um lançamento que estou doida para ler, mesmo que depois se gostar vou querer o livro físico, e vejo alguns e-books na promoção bem baratos com preços em conta o que acho que faz muitas pessoas o comprar, por isso também não entendo porque o e-book as vezes e mais caro que o livro !!

    ResponderExcluir
  32. Sinceramente nada se compara ao cheiro livro novo, porém eu amo ler em ebook, como você falou é prático, quando saio sempre levo meu livro, porém em casa meu negócio mesmo é ebook, principalmente por que leio bastante a noite, quando já estou deitada.

    ResponderExcluir
  33. Oi!

    EU me sinto da mesma maneira que vc com relação aos livros hehe
    Ebook até tem suas vantagens, mas se der pra eu escolher eu vou de livro fisico COM certeza. Nada se compara ao prazer de virar as páginas, de sentir o cheiro do livro... <3

    E eu vi alguém explicando esses preços abusivos um tempo atrás mas não tenho certeza se é isso que vou dizer mesmo hahaha Mas parece q o mercado brasileiro tá com medo de ferrar com as vendas dos livros fisicos, se os virtuais forem (muito) mais baratos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

:: Resenha 131 :: Insônia, Stephen King

Sinopse: Insônia narra o verdadeiro inferno que se transformou a vida de Ralph Roberts, um pacato aposentado que não consegue mais dormir em paz desde que a mulher morreu. O sono não chega e, o pior: a escuridão o arremessa à hiper-realidade. Acontecimentos horríveis envolvendo o povo de Derry, no Maine, onde sempre viveu, surgem como flashes em sua mente. Do dia para a noite, Ralph se vê desesperadamente envolvido em um mundo de terror. E tudo o que ele gostaria era de dormir em paz. Conforme o quadro piora, ele começa a ver coisas invisíveis aos olhos dos outros —auras coloridas e seres que, por sua aparência, chama de “doutorzinhos carecas”. Através dessas visões, percebe outros planos de realidade e sua influência sobre o mundo “real”. Mas Ralph não está sozinho nesse jogo de alucinações inexplicáveis. O químico Ed Deepneau também anda percebendo que coisas estranhas acontecem ao seu redor. Subitamente, os velhos amigos tornam-se inimigos numa guerra entre mundos invisíveis

:: Resenha 153 :: “After 3 – Depois do Desencontro”, Anna Todd

O k, vai ter spoiler sim e se reclamar vai ter mais! Brincadeeeeeeiraa!!! =P É que assim, vamos combinar? Resenha do terceiro livro onde acontece coisa pra diabo, não tem como, vai rolar uns spoilerszinhos de leve, então fique avisado, certo? Se quiser seguir, siga, se não quiser, comenta assim mesmo hahahaha. Bom, parece que todo livro dessa mulher termina com uma bomba. O segundo terminou com a Tessa guardando um segredinho básico do Hardin, lembra que eu até comentei na resenha ? Então, além disso, terminou com ela dando de cara com o pai e é assim que este terceiro livro começa. Confesso que antes de começar, ao ler a contracapa que diz... Sinopse: Tessa passa pelo momento mais difícil de sua vida. Enquanto luta para crescer na carreira com a qual sempre sonhou, seu mundo é virado de ponta-cabeça: a inesperada aparição de seu pai e uma traição imperdoável a deixam mais fragilizada do que nunca. Hardin — com seus beijos viciantes, seu toque incendiário e seu ch

:: Resenha 177 :: "A Casa Negra", Stephen King e Peter Straub

Sinopse: Hoje, Jack é um detetive de Los Angeles aposentado e mora no vilarejo de Tamarak, no estado norte-americano de Wisconsin. Um estranho acontecimento forçou-o a deixar a polícia há algum tempo, e ele vive tranqüilo, protegido das recordações perigosas. Mas sua tranqüilidade está prestes a acabar. Uma série de assassinatos macabros no oeste de Wisconsin faz com que o chefe de polícia local, amigo de Jack, lhe implore para ajudar a polícia inexperiente a encontrar o assassino. Em algum ponto do universo parece estar escrito que Jack terá de voltar aos Territórios. Atormentado por mensagens enigmáticas que lhe aparecem como que em sonhos, Jack decide enfrentar o desafio e acertar as contas com seu próprio passado.… E ntão, lembram-se da resenha de O Talismã ?? Lembram que falei sobre uma continuação?! Então, cá estamos nós com A Casa Negra , a supracitada continuação, onde podemos ver um Jack Sawyer adulto, policial aposentando no auge de seus 32 anos e totalmen