Pular para o conteúdo principal

:: Resenha 131 :: Insônia, Stephen King

Sinopse: Insônia narra o verdadeiro inferno que se transformou a vida de Ralph Roberts, um pacato aposentado que não consegue mais dormir em paz desde que a mulher morreu. O sono não chega e, o pior: a escuridão o arremessa à hiper-realidade. Acontecimentos horríveis envolvendo o povo de Derry, no Maine, onde sempre viveu, surgem como flashes em sua mente. Do dia para a noite, Ralph se vê desesperadamente envolvido em um mundo de terror. E tudo o que ele gostaria era de dormir em paz.
Conforme o quadro piora, ele começa a ver coisas invisíveis aos olhos dos outros —auras coloridas e seres que, por sua aparência, chama de “doutorzinhos carecas”. Através dessas visões, percebe outros planos de realidade e sua influência sobre o mundo “real”.
Mas Ralph não está sozinho nesse jogo de alucinações inexplicáveis. O químico Ed Deepneau também anda percebendo que coisas estranhas acontecem ao seu redor. Subitamente, os velhos amigos tornam-se inimigos numa guerra entre mundos invisíveis. Por que foram escolhidos? Que missão esperam deles?
Ralph e Ed precisam tomar cuidado. Ao lado, pessoas estão à espreita, mas eles não podem ver. E um fio tênue, que a todo momento ameaça desatar, sustenta suas vidas. A verdade é que a pacata cidade de Derry esconde um batalhão de forças negativas que não para de agir. O sobrenatural há muito tempo vem rondando o lugar. Agora, Ralph faz parte dele. E seus amigos também.
Logo, Roberts descobre que há um motivo aterrorizante para sua insônia e seus poderes: ele foi um dos escolhidos para lutar contra a destruição do mundo. Em uma trama que se entrelaça com a da série A Torre Negra, ele deve enfrentar o Rei Rubro para impedir que uma misteriosa profecia seja extinta.
Insônia é um romance eletrizante sobre os planos desconhecidos da existência humana, no qual Stephen King leva o leitor a uma viagem por mundos surpreendentes.

E mais uma vez, cá estou eu com meu Amado Mestre Stephen King. O livro dessa vez foi o Insônia., meu primeiro livro com mais de 500 páginas. Admito que no início a leitura foi meio devagar quase parando, ainda mais porque comecei a ler as vésperas do Natal e aí, já viu né?! Mas não desisti. Viajei, levei comigo e todo dia eu tentava ler o máximo que eu conseguisse. Nem que esse máximo resultasse em uma mísera página.
E agora, quase 30 dias depois, consegui concluir essa leitura fascinante que foi Insônia.
Hoje mais cedo, quando olhei e vi que faltavam 50 páginas para acabar o livro eu pensei: “Motherfucker!!!! Quando eu acabar esse livro eu vou soltar fogos de artifícios! Meu primeiro livro relativamente longo e eu finalmente acabei... Puts!!! Vou fazer um puta post no face me vangloriando por esse ato histórico em minha vida!!” 
Bullshit!
O livro acabou e eu fiquei simplesmente arrasada! DPL das brabas! Segurei o choro e tudo! Sinistro!

Expectativa
x
Realidade

Bem, a história começa um pouco arrastada, com certa demora no desenvolvimento de cada personagem, mas acho que esse meu “julgamento” foi causado pelo momento extremamente inoportuno ao qual comecei a ler. O fato de toda hora ter que parar, acaba desanimando e te fazendo perder o foco. Acabei achando o início muito maçante.

Mas depois que acabaram todas as festas e voltei a minha amada rotina, comecei a ler de maneira constante e a mergulhar na história como sempre acontece comigo com as obras do King. Acho incrível o modo como ele consegue numa historia, te fazer rir, chorar, ter medo, nojo, ódio... Tudo numa coisa só. Stephen consegue navegar por todos esses mares de maneira muito coerente, sem fazer a história perder o foco principal. É simplesmente magnífico.

Como podemos ver na sinopse, Insônia conta a história de Ralph Roberts. Um coroa recém-viúvo do Maine, que passa a sofrer de insônia devido a essa tragédia.

"Tornara a sentar, esperando o próximo arquejo, querendo se certificar de que o respirador não ia entortar de novo, mas não houve o próximo arquejo...Lembrou-se de aguardar enquanto os minutos passavam – um, depois três, depois seis - , incapaz de acreditar que todos aqueles anos bons e momentos bons (para não mencionar os poucos maus)tinham findado dessa maneira inexpressiva e silenciosa.... Mas antes que o locutor pudesse terminar de descrever como seria o primeiro dia de viuvez de Ralph Roberts, aquele palavrório todo sobre clarear, esfriar e mudar vento para nordeste, ele finalmente compreendeu. O relógio parara de tiquetaquear, o trem chegara, a luta de boxe findara. Todas as metáforas tinham desmoronado, deixando apenas a mulher no quarto, enfim muda. Ralph começou a chorar. Ainda chorando, fora aos tropeços até o canto e desligara o rádio. Lembrou-se do verão em que tinham feito um curso de pintura a dedo e da noite em que terminaram pintando com os dedos o corpo nu um do outro. Essa lembrança o fez chorar ainda mais forte. Chegou até a janela e encostou a cabeça na vidraça fria e chorou. Naquele primeiro minuto terrível de compreensão, só tivera uma vontade: morrer também."


Sem filhos, Ralph agora vive sua vida com os coroas de seu bairro jogando maratonas de xadrez, visitando a biblioteca e colocando sua dispensa em dia com seus enlatados e sopões.

Após quase três meses dormindo cerca de duas a três horas por noite, Ralph passa a ver coisas estranhas, cores em torno de tudo e de todos, que definem suas emoções, sua saúde e pensamentos...
Ralph começa a imaginar que está enlouquecendo.

Contudo, em meio a essa “insanidade causada pela insônia”, conhecemos os amigos de Ralph, temos vislumbres de sua falecida esposa, e vemos uma nova história de amor acontecer.

"- Então? –Ela perguntou com um vestígio de sorriso. – Você vai falar comigo ou vai ficar só me olhando?Ralph, normalmente um homem cauteloso, disse irrefletidamente a primeira coisa que lhe passou pela cabeça.-O que gostaria mesmo de fazer era lamber você como sorvete.O sorriso de Lois aprofundou-se o suficiente para formar covinhas nos cantos da boca.Talvez mais tarde a gente confira qual é o tamanho da sua fome de sorvete, Ralph. Mas, por enquanto, me diga porque me trouxe aqui. E não vai me dizer que não sabe, porque eu acho que sabe."

Mas como nem tudo são flores, ainda mais se falando de uma história de Stephen King, também vemos Ralph descobrir como usar esse “dom” de maneira muito objetiva, pois a final de contas, não foi à toa que Ralph passou por isso tudo. Foi com um objetivo. Objetivo esse que se der errado poderia causar danos inimagináveis. Talvez até o fim do mundo.

"Encontraram uma sala de visita do outro lado, e o que viram ali Fez o estomago de Ralph se contrair de horror. Duas mulheres tinham sido encostadas contra a parede... As duas tinham sido mortas com tiros na cabeça, à queima-roupa; miolos, retalhos de escalpo e lascas de ossos espalhavam-se pelo papel de parede florido. Uma das mulheres estava grávida."


Insônia é considerado um prólogo da saga A Torre Negra do mesmo autor. No final do livro, além do desfecho emocionante, também podemos ver explicitamente a ligação entre os dois. A deixa para o primeiro livro da serie, intitulado O Pistoleiro.

Gostei muito do livro, o que não é novidade pra ninguém, e li Insônia como um “esquenta” para os próximos “montros” do mesmo autor que quero ler... It – Uma Obra Prima do Medo, com 1104 páginas e A Dança da Morte com 1248 páginas...

Que dê tudo certo, amém!


Título: Insônia
Título original: Insomnia
ISBN-13: 9788581050461
ISBN-10: 8581050468
Ano: 2013
Páginas: 704
Editora: Suma de Letras (Selo Companhia das Letras)
Compre aqui: Saraiva
Classificação:


Sobre o autor



Stephen King é autor de mais de cinquenta livros best-sellers no mundo inteiro. Os mais recentes incluem Revivel, Sr. Mercedes, Doutor Sono, Sob a redoma (que virou uma série de sucesso na TV) e Novembro de 63 (que entrou no top 10 dos melhores livros de 2011 na lista do New Your Times Book Review e ganhou o Los Angeles Times Book Prize na categoria Terror/Thriller e o Best Hardcover Novel Award da organização Internacional Thriller Writers). Em 2003, King recebeu a medalha de Eminente Contribuição às Letras Americanas da National Book Foundation e, em 2007, foi nomeado Grão-Mestre dos Escritores de Mistério dos Estados Unidos.
Ele mora em Bangor, no Maine, com a esposa, a escritora Tabitha King.

Comentários

  1. Oii... Eu acho que o motivo de você achar ele um pouco lento é por causa da época que começou a ler, eu também estava lendo um nessa mesma época e me fiz a mesma pergunta, será que o livro é chato ou será que é pq não consigo ler direito?! enfim... não tenho coragem de ler um livro de terror, aina mais com 700 páginas, quero ler só o Revival mas que mesmo assim estou com medo de comprar e não aguentar a ler até o final, pelo o que eu vejo nos comentários, os livros do King não estão pra brincadeira no quesito terror. Estou aguardando a resenha do Revival pra saber se compro ou não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Bruna... Acho que talves seja melhor você começar por outro livro... Espera pra ver a resenha da Grazi. Eu vou ler ele mas agora não. E algo me diz que o terror vai ser mais ativado lá. Talvez você pudesse ler um livro de contos dele... São histórias curtas e nem tão arrepiantes assim... Ou até Carrie. Ou melhor ainda, Joyland que é mais voltado pro suspense...Mas espera a Grazi mesmo assim...Vai que você acha que dá? :P

      Excluir
    2. Vou esperar sim, mas vou olhar esses outros que você falou!

      Excluir
  2. Livro de terror ... livro de terror ... Ai Ana, vejo vc toda empolgada com o seu Amado Mestre Stephen King, chega me dar vontade de ler, maaaaaas sou bundona kkkkkkkkkk
    Será que vou conseguir eliminar o desafio de livro de terror ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim senhora!! Pode ir lendo um livro de terror! Lê Carrie. É pequeno e nem é tão aterrorizante assim!!

      Excluir
    2. Eu ia te pedir exatamente isso, já anotei sua dica e PROMETO que vou tentar !!!! #aiquemedo

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Oiii
    Amo King também, li esse livro faz uns 14 anos, e amei, acho que também foi meu primeiro com mais de 500 páginas, e amei o Ralph e sua história, também queria ver as auras tão nitidamente quanto ele *-*
    Li o Dança da Morte ano passado, e foi outro que gostei demais.
    Beijos

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele, vou te falar que seria uma baita mão na roda conseguir ver as auras né? qhuauhauhauha
      Dança da Morte eu quero "matar" esse ano ainda!! Espero gostar muito também!
      Eu baixei o seriado que foi feito sobre esse livro e achei bem legal! Tem até participação to King como ator!! Achei o máximo!!!!

      Excluir
  4. Estou com certa inveja de ti, quero ler Insônia a um tempo e nunca consigo MY LORD. Por outro lado li A Torre Negra e gata, vai fundo viu.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena?! Pelo amor de Deus né?! Já leu Torre Negra?? A recalcada aqui sou eu!!! #SonhoMeu

      Excluir
  5. Hello :)

    Cara, eu amei sua resenha!! Dei altas risadas no começo. Acredita que não li NADA do autor ainda? Pois é. Devo confessar que esse tamanho monstruoso me deixou um pouquinho assustada. Pretendo ler outro livro do autor (algum menor, né) e gostando, lerei esse com certeza. A sua resenha me conquistou!

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.cantinhocult.com
    www.galerageek.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bia! Mas vamos ler um Kingzinho?! Só unzinho vai?? Pleeeease?! :D

      Excluir
  6. Oii
    nunca li nada do Stephen King, acredita?
    tentei uma vez com A Torre Negra e não deu certo. Não consegui gostar do estilo do autor, entende? mas acho que o problema maior está no gênero que ele escreve, não gosto de nada que envolva terror hahaha
    vc não sente um orgulho quando termina de ler um livro grande? pq eu sinto hahahaha
    beijos
    http://www.notinhasderodape.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Istefani, Não acredito mesmo!!!
      Não conseguiu ler Torre Negra?! #HeartBreak
      Eu to mega orgulhosa de mim! Muita coisa! <3
      uhahuauhauhauhauhauh

      Excluir
  7. Oie!
    Eu ainda não li nenhum do autor, pois sempre acho que vou ficar com medinho, ou não vou gostar, rs. Já recebi várias indicações e preciso começar por algum. Falta apenas inspiração para iniciar a leitura. Quem sabe eu comece por esse \o/
    Bjs!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, sempre ouço falarem do autor, mas até hoje não li nada dele.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nunca li livros do King, #mejulguem
    Kkkkkk. A questão é não curto o gênero de terror... Mas já é sabido que ele é um ótimo escritor.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada desde autor acredita? Me falam super bem sobre ele,mas seilá, as temáticas de seusnlivros nãonke atraem,mas prometo um dia dar uma chance a ele. Adorei a resenha.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. Oooi! Tudo bem?

    Confesso que sou meio medrosa, e não me arrisco com os livros do Stephen King não. O único que li foi Sob a Redoma, que na verdade não é terror, e mesmo assim li só porque queria muito ver a série, mas tenho essa regra de nunca ver a adaptação antes de ler o livro. Mas ele deve ser bom, pra te deixar nesse estado haha. É raro eu ter DPL, só quando mexeu muito comigo mesmo.

    Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, ainda não li Sob a Redoma... To com a meta pessoal agora de ler tudo do autor até o final de 2017... huauhahuauha... vamos ver quantas DPL eu serei capaz de ter nesse período...huahuauh
      beijinho!!

      Excluir
  12. Olá!

    Sou louca por ler algo dele! Porém, não começaria com algo tão longo. Quero começar com Carrie, a estranha, que já vi o filme (de 2002) e gostei muito. Sem falar que tem muito terror e não sei se suportaria tanto terror nesse livro tão enorme!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kamilla, alguns tem mesmo muito terror, já outros, nem tem... É bom dar uma pesquisada! Mas começar por Carrie é uma ótima pedida!

      Excluir
  13. Ainda não tive oportunidade de ler os livros do Stephen, apesar de ouvir falar sempre heheh, esse ainda não conhecia, pela quantidade de páginas deve ser uma história e tanto hehe,estou louca para começar a ler os livros dele :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca tempo, Jéssica! Pega um menor e manda ver!! Não vai se arrepender!:P

      Excluir
  14. Oi!
    Vejo as pessoas falarem tão bem dos livros do Stephen King que realmente estou muito curiosa para conhecer sua escrita e gostei bastante desse livro estou com outros livros desse autor na frente para ler mas quero ler esse livro dele também !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana, vai no seu tempo! Espero que mate logo sua curiosidade e não se arrependa nem um pouco!

      Excluir
  15. Oiii!
    Gente, olha esse número de páginas, faz tanto tempo que não leio nada com esse número.
    O autor não me atrai muito e saber que o começo foi lento me desanima mais ainda. Mas para os fãs devem ser uma leitura válida.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Tenho medo dos livros do King kkk' Eu comecei a ler O Iluminado e caramba, começou devagar mas a cada página eu sentia ainda mais medo do que estava por vir. Gostei dessa história, fiquei curiosa mas com medo kkk' Isso de ficar vendo coisas não é muito a minha "praia" kkk'.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina,se ja leu O Iluminado, leia agora Doutor Sono! é a continuação e é muito melhor que seu predecessor! super recomendo!
      Fica com medo não!!! vai ser legal!! juro!!!!
      :P
      huauhauhahuaa

      Excluir
  17. Ola lindona ainda não li nada do mestre, mas pretendo começar com o Iluminado, esse vou deixar passar por enquanto ainda mais com algumas partes que não fluem tão rápido ao leitor. Espero gostar da escrita desse tão elogiado autor no gênero. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce, então após O Iluminado, leia Doutor Sono! é a continuação do livro!
      Boa leitura!!

      Beijinho!

      Excluir
  18. Todas as leituras que fiz dos livros de King, foram ótimas experiências. Ainda não li Insônia, mas me parece ser uma obra de primeira. 500 páginas em época de Natal e férias é para os fortes, né? :D Adorei a sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana, para os fortes e malucos!!
      huahuauhahuahua
      Obrigado!
      Beijinho!

      Excluir
  19. oi...
    nunca li nada dele...só comecei e na minha opinião seus começos são bem arrastados...mas sei que depois a coisa anda né?

    adorei a resenha!!! fiquei com vontade de ler o livro, já que nunca li nada dele, pensei em começar com esse...

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, isso é uma realidade... Os inícios são sempre devagar...Mas depois que pega o embalo, sai de baixo!!!!
      Obrigado!
      Beijinho!

      Excluir
  20. oi...
    nunca li nada dele...só comecei e na minha opinião seus começos são bem arrastados...mas sei que depois a coisa anda né?

    adorei a resenha!!! fiquei com vontade de ler o livro, já que nunca li nada dele, pensei em começar com esse...

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi.

    Ainda não li nenhum livro do autor, sempre associo seu nome com livros de terror, e eu sou medrosa por demais, eu não sou muito fã desse tipo de livros, mas estou tentando aos poucos começar a ler alguns, quem sabe em breve eu não leia algum do Stephen King

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, nem todos são terror.. Tem alguns policiais também... Tente Joyland... Quem sabe não pega o gosto pela coisa e arrisca os demais do Autor?!
      :D
      Beijinho!

      Excluir
  22. Oii adorei a resenha, e o livro é de um autor MARA né!!! Lerei futuramente com certeza :)

    Bjus Rafaella / Pacote literário
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rafaella!
      Stephen é D+!!
      Espero que leia e goste!!
      Grande beijo!!

      Excluir
  23. Sou fã de King e costumo me empolgar com a maioria dos livros dele. Não foi bem o caso com Insônia. Quando o mistério envolvendo a insônia de Ralph começou a ser revelado as coisas foram perdendo a graça para mim. Me pareceu um preludio desnecessário para A Torre Negra. De qualquer forma, certas passagens em que o autor descreve aspectos da velhice fazem a experiência valer a pena. Dou nota 3.

    ResponderExcluir
  24. Comecei a ler as obras de King durante a pandemia, IT já foi, agora estou querendo ler "o iluminado", mas só pq tenho muita vontade de ler "dr sono" haha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

:: Resenha 153 :: “After 3 – Depois do Desencontro”, Anna Todd

O k, vai ter spoiler sim e se reclamar vai ter mais! Brincadeeeeeeiraa!!! =P É que assim, vamos combinar? Resenha do terceiro livro onde acontece coisa pra diabo, não tem como, vai rolar uns spoilerszinhos de leve, então fique avisado, certo? Se quiser seguir, siga, se não quiser, comenta assim mesmo hahahaha. Bom, parece que todo livro dessa mulher termina com uma bomba. O segundo terminou com a Tessa guardando um segredinho básico do Hardin, lembra que eu até comentei na resenha ? Então, além disso, terminou com ela dando de cara com o pai e é assim que este terceiro livro começa. Confesso que antes de começar, ao ler a contracapa que diz... Sinopse: Tessa passa pelo momento mais difícil de sua vida. Enquanto luta para crescer na carreira com a qual sempre sonhou, seu mundo é virado de ponta-cabeça: a inesperada aparição de seu pai e uma traição imperdoável a deixam mais fragilizada do que nunca. Hardin — com seus beijos viciantes, seu toque incendiário e seu ch

[Linha do tempo] Irmandade da Adaga Negra - 2019

Tudo começou com um grupo de vampiros grandes, fortes e absurdamente lindos andando de couro e adagas em punho por Nova Iorque, defendendo a sua raça contra os terríveis Redutores. Mas a coisa evoluiu a tal ponto e em tantos livros que se você está perdido na Saga da Irmandade da Adaga Negra, não tenha vergonha em admitir! São muitos livros, muitos machos, muitas histórias, casais, tretas e polêmicas que ao longo de quase 15 anos vêm alimentado essa trama complexa que a J.R. Ward criou e que é publicado no Brasil pela editora Universo dos Livros. E porque eu estou falando sobre isso agora? No final de janeiro, a Universo dos Livros divulgou em suas redes sociais , algumas informações importantes para os fãs da Irmandade, capaz de aumentar a esperança de qualquer um. Segundo a postagem, no primeiro semestre de 2019 teremos a publicação de Blood Vow, segundo livros da série spin-off, Legados da Irmandade da Adaga Negra (LIAN, para encurtar), e que, apesar de ser uma série derivada