Pular para o conteúdo principal

:: Resenha 125 :: Retalhos, Craig Thompson


Sinopse: Uma das Graphic Novels mais premiadas dos últimos tempos, Retalhos é um relato autobiográfico da vida de Graig Thompson, no Meio Oeste americano. Retratando sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Retalhos trata da trágedia e das dores, físicas e morais, de crescer sentindo-se diferente do ambiente que o cerca. E a coragem necessária para questioná-lo e seguir rumos distintos dos que lhe são pregados. Como história de amor, Thompson dedica páginas e páginas a representar uma única sensação: nas frias noites de nevasca, como é dormir pela primeira vez com alguém que você ama, em um conjunto sob as cobertas. Traz, enfim as dores e as paixões dos melhores romances de formação, mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original.






Então, bora falar de Retalhos...

Retalhos é uma Graphic Novel que há muito tempo eu desejava ter. Quando a nossa parceira Companhia de Letras me enviou, eu fiquei nas nuvens. Larguei os livros que estava lendo e corri para começar a lê-lo. A expectativa era grande e o medo de me frustar também, mas confesso que o autor Craig Thompson conseguiu, em 592 páginas, me levar para seu mundo e me mostrar que meu medo era bobo, pois a experiência que ele me proporcionou foi a mais fantástica, prazerosa e gratificante que tive nesses últimos tempos.


Nessa Graphic Novel vamos conhecer algumas passagens de Craig Thompson, que nasceu em Traverse City, Michigan em 1975 e foi criado na zona rural de uma pequena cidade de Wisconsin. 



Durante sua infância até o inicio da vida adulta, o caminho que ele trilha é mostrado em belas ilustrações, onde o autor reúne suas  memórias e nos presenteia de uma forma interessante e notável seu relacionamento com o seu irmão mais novo Phil, com quem dividia não só a cama, mas muito dos momentos importantes. Sua relação com seus pais super religiosos, seus questionamentos sobre a religião e a experiência de amar pela primeira vez.



Em relação à Raina, Craig expressa seus sentimentos de uma maneira leve, sutil e verdadeiro. Suas descobertas e  prazeres são  narrados em belíssimos desenhos. 






Conforme você vai lendo, fica impossível não se pegar refletindo, e ver que pelo menos em algum momento da nossa vida, já passamos por algo que ele passou. Sua sensibilidade em descrever sua própria história é comovente demais, uma experiência única e inesquecível.

Suas dúvidas, inseguranças e dificuldades são os pontos fortes de Retalhos. Gostei bastante da maneira em que Craig conseguiu ilustrar esses momentos, onde começa a questionar tudo aquilo que lhe foi passado pelos pais e pela igreja.Todos os conflitos vividos tanto nessa parte, quanto os outros que não vou citar para não dar spolier, é extremamente sensível e sua narrativa flui de uma maneira inebriante, fazendo você devorar o livro.

Retalhos foi vencedor de três prêmios Harvey (melhor artista, melhor graphic novel original e melhor cartunista), dois prêmios Eisner (melhor graphic novel e melhor escritor/artista), e, em 2005, do prêmio da crítica da Associação Francesa de Críticos e Jornalistas de Quadrinhos.


Capa americana

“Pela primeira vez, fiquei mais do que feliz de estar onde estava. Mas não conseguia dormir. Então fiquei escutando a respiração de Raina e, mais abaixo, as batidas de seu coração, e por sobre tudo, o murmúrio delicado dos espíritos pelo quarto.”

Então é isso, Retalhos é a história de Craig tentando achar seu próprio lugar, dentro de um ambiente pré estabelecido. Uma obra de arte, sensível, divertida, poética e realista. É inquestionável seu mérito artístico e eu recomendo com certeza.


Título: Retalhos
Título Original: Blankets
ISBN-13: 9788535914481
ISBN-10: 853591448X
Ano: 2009
Páginas: 592
Compre aqui: Submarino
Classificação:

Comentários

  1. Oooi! Que livro bacana :) Gosto de ilustrações, acho imã arte tão mágica! Desenhar é algo que eu tenho em mim desde pequena, mas infelizmente não tenho desenhado mais. Pretendo voltar im dia!
    Gostei muito de como escreveu a resenha, muito legal em poder lê-la e sentir-se bem e acompanhar até o final.
    Me perguntei se ele está ainda com esta mulher!
    Beeeijos.
    .
    .
    .
    Thoughts and Adventures

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que gostou da resenha e se um dia chegar a lê-lo, vou adorar saber sua opinião sobre o livro. Adorei saber que desenha Ruhh, gostaria de um dia poder ver algo seu... =D
      Beijo grande!

      Excluir
  2. História em quadrinhos, que legal ! Pela sua resenha, Retalhos mostrar bem a vida de um jovem que viveu perdido e teve situações ruins na infância e adolescência.
    Deve ser uma história bem dolorida né ? :/

    Parabéns Grazi, a resenha está ótima !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fran!! Que bom que gostou... =D

      Realmente tem momentos que é bem triste, mas a maneira como ele nos mostra é uma experiência bem bacana. Sua sensibilidade também é um dos pontos fortes nessa Graphic e me comoveu bastante. Espero que você coloque ele na sua lista Fran!! ;)

      Excluir
    2. Já está na minha lista Grazi, mas agora não é o momento certo para eu ler nada tão intenso ... mas eu breve eu leio com certeza !!!

      Excluir
  3. Oie, essa Novel deve ser fantástica. Delicada e gostosa de ler.
    Ele ilustrar a relação com o irmão é tão legal!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela é fantástica Helana e os momentos dele com o irmão, são marcantes demais! Confesso que cheguei a chorar várias vezes. =P

      Beijo grande! ;)

      Excluir
  4. Que sorte receber da editora o livro que você queria tanto!
    As ilustrações são incríveis! Amei!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, fiquei tão feliz quando recebi ele! As ilustrações são incríveis mesmo e apaixonantes demais! Sem contar a história, que é maravilhosa, espero que tenha oportunidade de conferir essa Graphic Novel. ;)

      Excluir
  5. Adoro livros que tenham ilustrações, tornam o livro ainda mais interessante, a história me parece ser muito legal.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela as ilustrações me encantou já na primeira página. Sou apaixonada por HQs e agora estou entrando no mundo dos Graphic Novels e confesso que não vou sair dele tão cedo hahahaaha.
      Beijo grande! ;)

      Excluir
  6. Oie!
    Gostei bastante dos traços e da temática.
    Ótima dica!

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana, coloca ele na sua lista! Tenho certeza que vai gostar... =D
      Beijo grande. ;)

      Excluir
  7. Olá!

    Que ilustrações maravilhosas! Não o conhecia, mas me interessei, ainda mais por ser uma história real. Vou pesquisar mais sobre ele e ver se consigo meu exemplar.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso Kamila, você vai se surpreender.
      Depois me fala o que achou... ;)

      Excluir
  8. Saudações literárias! Gostei muito do livro e as ilustrações são realmente fantástica. Apesar que esse gênero literário não faz meu gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São sim, fantásticas!! Espero que um dia possa dar uma chance para esse gênero e se der, que comece por ele. Acho que vai se surpreender... =D

      Excluir
  9. Oi....
    Não conhecia o livro. Achei muito legal...e adorei a tua resenha, mas olha as fotos ficaram show....Adorei. ...post gostoso de ler e alegre. Parabéns.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Denise. =D
      Coloque ele na sua lista e depois me conte se chegar a lê-lo... ;)
      Beijo grande.

      Excluir
  10. Oi....
    Não conhecia o livro. Achei muito legal...e adorei a tua resenha, mas olha as fotos ficaram show....Adorei. ...post gostoso de ler e alegre. Parabéns.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olaa!

    Eu não conhecia esse livro, e faz muuuuito tempo que não leio GN. Gosto das ilustrações. Gostei da sua resenha que ficou simples mas bem detalhada e das fotos que conseguiu ilustrar bem o livro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá! Gostei muito da resenha e as ilustrações são sensacionais! Deu vontade de ler! Abraço!

    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha. Espero que tenha a oportunidade de ler essa Graphic e que comente depois, o que achou da história. ;)

      Excluir
  13. Aaah não! Eu quero, eu quero. Adoreiiii as ilustras, alias fiquei fascinada por elas kkkk
    E sua resenha só me deu um baita empurrão para querer comprar "Retalhos". :D

    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra sim Giselly, tenho certeza que vai amar! =D

      Beijo grande!

      Excluir
  14. Oii... Amo quadrinhos e de cara já gostei do livro, estava pesquisando e a história parece bem legal, despertou minha curiosidade e o que ajudou foi saber que o livro possui 592 páginas, nunca vi um livro de história em quadrinhos ser tão grande, já estou doida pra ler, o livro já está em minha lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna o livro possui 592 páginas, que você não vê passar. Sério... eu li muito rápido essa Graphic e fico muito feliz, em saber que colocou ela em sua lista. =D

      Excluir
  15. Oi Graziela, sua linda, tudo bem
    Achei linda essa história, parece ser bem poética como disse, super sensível. E as ilustrações estão super diferentes. Fiquei impressionada com a premiação que o autor recebeu. Tenho certeza de que irei me emocionar com o relacionamento dele com o irmão, me questionar quando ele tiver suas dúvidas também. Esse título está perfeito!!! Não conhecia, mas não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila, obrigada! A história realmente é sensível e não tem como não se emocionar, principalmente nos momentos em que o irmão aparece. Tenho certeza que vai amar essa Graphic quando ler, e posso dizer que o autor mereceu cada prêmio que ele ganhou. Retalhos é maravilhoso e surpreendente.
      Beijo grande!

      Excluir
  16. Oii,

    Estou querendo muito esse livro. Eu adoro ilustrações e Graphic Novels, e essa está tão linda e os traços são tão lindos, que estou muito curiosa em conhecer a história do autor.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ilustrações são maravilhosas e espero que tenha a oportunidade de conhecer essa história magnífica. ;)
      Beijos..

      Excluir
  17. Estou babando aqui.. Apaixonada!!!
    Parabéns pela resenha.
    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e tenho certeza que quando ler essa Graphic, vai se apaixonar mais ainda. =D

      Beijo...

      Excluir
  18. Oi!
    Nossa esse livro ganhou muitos prêmios mesmo, ainda não conheço as graphic novel por isso achei essa bem interessante e adorei as ilustrações quero ler alguma para ver se gosto e essa pareceu ótimo livro para começar !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio dos ❤ Namorados ❤ Viciados!

E junho chegou, o mês do amor, mês dos namorados ! Ô coisa linda! E pra comemorar este dia tão gostoso, nada melhor que um sorteio lindo, com marcadores encantadores e uma trilogia mega amorzinho! Preciso falar que é a trilogia que tem o professor mais lindo, gostoso, charmoso e romântico dos livros? Acho que não, né? ❤ Sempre quis ler a trilogia do professor Gabriel e ainda não tem os livros? Participe! Não sabe o que dar de presente para a namorada? Participe! Já tem algum livro, mas precisa completar a trilogia? Participe! Morreu de amores por esses marcadores que as cores combinam com as capas? Par-ti-ci-pe!!!  Veja como é fácil:

:: Resenha 126 :: House of Night, P.C. Cast, Kristin Cast

Sinopse: No primeiro volume da série House of Night, começa com a protagonista Zoey Redbird, que era uma garota comum, de 16 anos, até ser marcada pela Deusa Nyx. Esse mundo é igualzinho o nosso, mas os vampiros existiam desde antigamente e conviviam pacíficamente com humanos até agora. A partir daí, sua vida muda completamente e ela tem que ir morar na House of Night, porque se não, seu corpo pode rejeitar a transformação, e ela irá morrer. Porém, ela era diferente dos outros calouros (vampiros antes de completar a transformação), pois sua marca de lua crescente era completa, e tem uma estranha conexão com a Deusa Nyx. Zoey vai descobrir que mesmo não sendo mais humana, sua vida estará longe de ser fácil, pois terá que aprender a controlar poderes que nem sabia que tinha, mas agora, com novos amigos e uma nova vida a apoiando. O que ela não conta é com um novo inimigo misterioso e poderoso, que está mais próximo do que Zoey imagina. E ntão... Alguém aí já ouviu falar em HO...

:: Resenha 131 :: Insônia, Stephen King

Sinopse: Insônia narra o verdadeiro inferno que se transformou a vida de Ralph Roberts, um pacato aposentado que não consegue mais dormir em paz desde que a mulher morreu. O sono não chega e, o pior: a escuridão o arremessa à hiper-realidade. Acontecimentos horríveis envolvendo o povo de Derry, no Maine, onde sempre viveu, surgem como flashes em sua mente. Do dia para a noite, Ralph se vê desesperadamente envolvido em um mundo de terror. E tudo o que ele gostaria era de dormir em paz. Conforme o quadro piora, ele começa a ver coisas invisíveis aos olhos dos outros —auras coloridas e seres que, por sua aparência, chama de “doutorzinhos carecas”. Através dessas visões, percebe outros planos de realidade e sua influência sobre o mundo “real”. Mas Ralph não está sozinho nesse jogo de alucinações inexplicáveis. O químico Ed Deepneau também anda percebendo que coisas estranhas acontecem ao seu redor. Subitamente, os velhos amigos tornam-se inimigos numa guerra entre mundos invisíveis...