Pular para o conteúdo principal

[Filme] Antes da Meia-noite (2013)


Sinopse: Nove anos após os eventos de "Antes do Pôr-do-Sol", Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) vivem juntos em Paris, ao lado das filhas gêmeas. Ele busca sempre manter contato com Hank, o filho que teve com a ex-esposa e que vive em Chicago. Quando o casal resolve ir à Grécia com as filhas, Jesse decide também convidar Hank para a viagem. Neste contexto, Jesse segue tentando se tornar um romancista de sucesso, enquanto Celine considera a possibilidade de aceitar um emprego junto ao governo francês. "Antes da Meia-Noite" é o terceiro longa da trilogia e questiona: Pode o amor sobreviver a um longo período de convivência?

E eu finalmente assisti ao belo e último filme da trilogia. Antes da Meia-noite, que veio nove anos depois de Antes do Pôr-do-sol, traz muitas novidades e faz a gente ver que Jesse perdeu mesmo o seu vôo no fim do filme anterior. Mas vamos combinar, depois daquele final, como não, né?

Então, nós vemos que eles finalmente ficaram juntos. Jesse está morando na França com Céline e as duas filhas gêmeas que eles tiveram, e logo no começo do filme, vemos Jesse se despedir de seu filho com a ex-mulher, pois o menino mora com a mãe nos Estados Unidos. Isso é um ponto muito delicado na vida dos dois, mas vou falar disso depois.


Se no primeiro filme nós tivemos a linda vista de Viena e no segundo filme, a vista de Paris, neste nós temos belíssimas imagens da Grécia. E diferente dos outros filmes que nós acompanhávamos o diálogo dos dois enquanto caminhavam, neste nós vamos vê-los numa conversa muito bacana dentro do carro, com as gêmeas dormindo. É um papo sobre situações quotidianas, sobre o trabalho de ambos, o futuro das filhas e há um humor muito gostoso e descontraído, que transparece muito da química que Ethan e Julie tem.

Logo depois eles estão num almoço muito bacana com outros casais e Patrick, um admirador dos livros de Jesse. E só depois disso é que a marca registrada dos outros filmes, os passeios dos dois a pé com diálogos memoráveis, realmente começa para nos encantar. Só que nem tudo são flores...


É incrível ver como eles estão diferentes, maduros, responsáveis, diferentes daqueles jovens sonhadores e apaixonados do primeiro filme. Claro que eles se amam, porém, a vida adulta de pais de família traz todo um peso pra relação. Daí nós nos deparamos com uma discussão fervorosa entre eles, chega a ser angustiante, mas são problemas reais, problemas que qualquer um de nós podemos ver e ter em casa. Jesse se sente muito mal por morar longe do filho e Céline já deixou claro que não se mudaria para os EUA. Então vocês já podem imaginar a tensão que os dois enfrentam.

Eu não vou contar mais sobre o filme, eu super recomendo que vocês assistam aos três filmes e reparem nas diferenças, no amadurecimento individual de cada um deles e no amadurecimento do relacionamento deles. Toda aquela ansiedade da paixão de quando eles se conheceram e eram jovens, de viver cada segundo como se fosse o último, fora substituída por uma relação que se vê caindo numa dura rotina. E no meio de todo o romance e desse drama de vida real, a gente vê um casal que luta pra manter aquela paixão que os uniu naquele trem em 1994.


Título: Antes da Meia-noite
Título original: Before Midnight
Diretor: Richard Linklater
Elenco: Ethan Hawke, Julie Delpy
Gênero: Romance, Drama
Ano: 2013
Duração: 1h48
Classificação:

Comentários

  1. Nossa o primeiro é de 1995 !!!! Não assisti nenhum dos três, vou ver se tem no Netflix ou baixar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doido pensar em 1995, né? Olha, se não me engano na Netflix só tem este, o último. Mas pega os três e veja, são lindos demais!

      Excluir
    2. Pois é, 1995 eu não era nem nascida !!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk Vou quer assistir sim, te falo depois. :D

      Excluir
    3. Hahahahaha uhum, ta bom! hahahahahah

      Excluir
  2. Eu assisti o Antes do Pôr-do-sol, indicação até daqui do blog, achei o filme maravilhoso, uma história muito bonita. Estou louca para assistir Antes da Meia-noite.

    ResponderExcluir
  3. Viena, Paris e Grécia? Uau! Estamos bem de cenário para esses filmes, hein! Não assisti a essa trilogia e, para ser bem sincera, nunca tinha me interessado, Sabe quando algo passa batido? Pois, é, foi isso que aconteceu. Mas lendo a sua resenha, até fiquei com vontade de ver. Vou ver se tem no Now ou no Netflix, pois preciso aproveitar as férias para desfrutar dessas pequenas grandes delícias. Adorei a dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiana! Pois é, só visual lindo e diálogos maravilhosos para acompanhar. Veja sim, vale muito a pena. :)

      Excluir
  4. Oiee!!
    Adoro assistir um bom romance de vez em quando!!
    Não conhecia o filme, mesmo ele ter sido lançado a tantos anos!!
    Parece ser encantador, um romance de fazer que esta o assistindo suspirar!!
    São três filmes né?!
    Vou correndo pesquisar mais sobre!!
    Obrigado pela dica, beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Suzi, são três filmes, falei sobre cada um deles aqui no blog. :)

      Excluir
  5. Olá Bianca,
    Adoro assistir romance! Esse gênero é, de longe, meu favorito da vida.
    Achei muito bacana a premissa desse filme e já anotei a dica. Quando pintar um tempo, vou assistir!
    Beijos e obrigada pela dica ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, não conhecia essa trilogia cinematográfica gente, como assim, um chick-lit em forma de filme e eu não conhecia,hahaha. Quero assistir com certeza, vou amar esse romance.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Saudações literárias! Uma trilogia? Desconhecia completamente, vou aproveitar o final de semana pra poder assistir. Muito obrigado pela indicação.

    ResponderExcluir
  8. Oii,

    Desconhecia total esse filme. E trilogia ainda?? Nunca ouvi falar, apesar de estar bem ligada quando a questão são filmes. Mas a história parece ser belíssima. Vou procurar para ver.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Já ouvi falar desses filmes e achei muito legal essa ideia de mostrar esse amor ao longo dos anos com as fases ao longo dos filmes e quero muito assistir foi uma historia que me conquistou !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

:: Resenha 123 :: Sobre a escrita, Stephen King

Sinopse: Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar...

:: Resenha 124 :: Gigantes, Pedro Henrique Neschling

Sinopse: Tudo começa numa festa de formatura de ensino médio. Cinco amigos comemoram juntos o tão aguardado fim da vida escolar. Apesar de bem diferentes entre si, têm algo em comum: enxergam o futuro como um mar de possibilidades a ser descoberto e explorado. Sonham em ser gigantes, tão grandes quanto suas ambições. Mas para nenhum deles o futuro será conforme o previsto. À medida que os anos passam, os jovens deparam com as complexidades trazidas pelo chamado da vida adulta. Desilusões amorosas, questões familiares, conflitos na carreira, dúvidas e mais dúvidas… É inevitável: ao chegar perto dos trinta, todos nos tornamos um pouco mais desencantados e - por que não? - sábios. Mas e os sonhos da juventude, onde vão parar?  C onhece a música Natasha do Capital Inicial?  "Tem 17 anos e fugiu de casa Às sete horas na manhã no dia errado Levou na bolsa umas mentiras pra contar Deixou pra trás os pais e o namorado (...)" Não, não tem nenhuma Natasha em Gigante...

:: Resenha 72 :: No Mundo da Luna, Carina Rissi

Sinopse: A vida de Luna está uma bagunça! O namorado a traiu com a vizinha, seu carro passa mais tempo na oficina do que com ela e seu chefe vive trocando seu nome. Recém-formada em jornalismo, ela trabalha como recepcionista na renomada Fatos&Furos. Mas, em tempos de internet e notícias instantâneas, a revista enfrenta problemas e o quadro de jornalistas diminuiu drasticamente. É assim que a coluna do horóscopo semanal cai no colo dela. Embora não tenha a menor ideia de como fazer um mapa astral e não acredite em nenhum tipo de magia, Luna aceita o desafio sem pestanejar. Afinal, quão complicado pode ser criar um texto em que ninguém presta atenção? Mas a garota nem desconfia dos perigos que a aguardam e, entre muitas confusões, surge uma indesejada, porém irresistível paixão que vai abalar o seu mundo. O romance perfeito — não fosse com o homem errado. Sem saída, Luna terá que lutar com todas as forças contra a magia mais poderosa de todas, que até então ela desconhe...