Sinopse: Ben Mears havia jurado nunca mais pôr os pés em Jerusalem's Lot - ou 'salem, como é conhecida por seus habitantes. A cidadezinha onde passou quatro anos de sua infância foi palco de horrores que ainda lhe tiram o sono. No verão em que, finalmente preparado para exorcizar seus demônios, decide voltar a 'salem, descobre que o mal ainda vive e precisa ser sepultado.
Junto com Ben, chegam à cidade dois forasteiros: o sr.Barlow, portador de um segredo que mudará a vida de todos à sua volta, e Mark Petrie, um menino obcecado por monstros e filmes de terror. Logo em seguida, uma série de fatos inexplicáveis vem perturbar a rotina provinciana de 'salem: uma criança é encontrada morta; habitantes desaparecem sem deixar vestígios; uma estranha doença começa a fazer vítimas. A morte lança sua sombra gélida sobre a cidade, e Ben e Mark escolhem o caminho que resta aos sobreviventes: fugir.
Mas os destinos de Ben, Mark, Barlow e Jerusalem's Lot estão para sempre ligados. E é chegada a hora do inevitável acerto de contas.
Então, já que estamos no mês de outubro que é o mês do terror, ok... tá certo que vai ter gente dizendo que é o mês das crianças e tal, mas se for ver, tem algumas crianças que são um terror, né? Então se for ver tá tudo certo, o mês do horror vale para os dois hahhahaha... Enfim, deixando a brincadeira de lado e voltando para o foco, nada melhor que contribuir com uma resenha de um livro, de um dos meus autores favoritos: Titio King.
Bom, antes demais nada eu quero dizer que toda vez que eu pego um livro dele eu acabo no final toda borrada de medo, sério. É como eu comentei com a Bia esses dias, eu e o titio King vivemos um círculo vicioso, onde ele lança um livro e eu morro de ansiedade para comprar e ler, aí com o livro em mãos eu já sei que a parada é dura e a bagaça é tensa. Que eu vou ter que pegar na mão da coragem p/ seguir o caminho da história e quando eu tiver no meio do caminho, toda cagada de medo (porque ele é desses) eu vou estar me xingando mentalmente. Sério... Não é a toa que King é chamado de O Mestre do Terror, ele tem o dom de fazer você mergulhar na história e vivenciar todo o horror que ele criou. Os livros dele tem personagens sensacionais, ambientes muito bem construídos que traz a sensação de você estar presenciando tudo ao vivo, tanto os cenários como os momentos e que juntando com a trama, só faz você devorar o livro (mesmo com medo).
Eu lendo os livros do Stephen King |
Nesse livro vamos conhecer Ben Mears, um escritor que viveu alguns anos na cidade Jerusalem's Lot, quando criança e que resolveu voltar para a cidade afim de escrever seu próximo livro sobre a Mansão Marsten.
Ben e a mansão tem uma história digamos, um pouco traumática e que ainda o assombra bem mais do que ele deseja. Então ele volta para acertar as contas com seu próprio passado enquanto ao mesmo tempo, chega à cidade dois forasteiros, Mark Petrie, um menino obcecado por monstros e filmes de terror e o Senhor Barlow, uma figura misteriosa que decide abrir uma loja na cidade.
A partir daí a bagaça fica tensa, pois fatos inexplicáveis começam a aparecer e perturbar a rotina provinciana daquela cidade. Um criança é encontrada morta, os habitantes começam a desaparecer sem deixar vestígios ou sucumbem a uma estranha doença. A morte passa a envolver a pequena cidade e chega a um ponto em que é visível e inegável a realidade: Ben e Mark são obrigados a escolher o único caminho que lhes é apresentado, se quiserem sobreviver ao mal. Só que esse caminho escolhido não é tão simples assim e o inevitável acerto de contas com a realidade chega com força total, intercalando os destinos de Ben, Mark e Barlow para sempre.
Não vou contar mais nada, porque senão estraga o prazer do medo conta-gotas que titio King solta em nós, meros fãs mortais, com esse livro. Salem faz você sentir o medo aos poucos e quando você percebe, já era hahaha você fica igual eu, presa naquela teia do horror, onde você quer acabar o livro, mas tá se borrando de medo, mas mesmo assim e como disse antes, você pega na mão da coragem e vai até o fim....
‘Salem’s Lot (título original) foi o segundo livro lançado pelo escritor Stephen King, escrito em 1975. Ele se inspirou em Drácula de Bram Stoker para dar vida à história. No Brasil, o livro foi lançado em 2010 com o título A Hora do Vampiro pela editora Objetiva. Em 2013 a editora Suma de Letras relançou o livro com o título Salem.
Uma parada que eu não entendo até agora, é porque a editora Objetiva, quando lançou Salem's Lot, teve que colocar como título A Hora do Vampiro. Sério, isso é um puta spoiler, pois quem lê o livro só vai saber que é de vampiro, depois de trocentas páginas lidas. E isso, na minha opinião foi uma mancada feia. Imagina como seria legal, você comprar o livro com o título Salem, que na sua cabeça já acha que a bagaça é de bruxa, aí você tá lá preparando as "vassouras" para decolar na história e toma o maior tombo, pois o livro é de vampiro... Cara, isso é que seria legal, a surpresa de achar que você tá indo para o caminho das poções e trabalhos com sapos hahhahaa e na verdade, você vai mesmo é para o caminho dos alhos e águas bentas da vida hahaha.
Não resisti e tive que postar esse gif hahahahaahaha e para os fãs fervorosos de King, eu poderia ter feito uma resenha mais séria, mas no final não seria eu... Então independente das brincadeiras que fiz nessa resenha, eu sei o valor e as qualidades que King tem como escritor, pois também sou fã dele. Sempre considerei sua escrita fascinante e sua inteligencia na construções de suas histórias e seus personagens, só fazem com que eu o considere um ótimo autor. Alguns de seus livros viraram clássicos do gênero teve várias adaptações cinematográficas de sucesso, então para você que nunca leu King, eu recomendo que você comece e descubra o quanto ele é bom no que faz.
Enfim, voltando ao foco....
A história de King teve duas adaptações para TV, à primeira em 1979, pelas mãos de Tobe Hooper (de O Massacre da Serra Elétrica) e escrita por Paul Monash, Os Vampiros de Salem (título da adaptação) foi adaptada para uma minissérie de seis episódios, pelo canal CBS e mais tarde transformado em filme para lançamento comercial.
A história do filme é basicamente a mesma do livro e poucas modificações foram feitas e a única coisa que eu ri (e não foi pouco), foi quando eu vi o vampiro do filme. Eu sei que o filme é antigo e os efeitos são bem diferentes do que estamos acostumados hoje. Sei também que a atmosfera de terror é muito bem construída no filme, com diversas cenas antológicas, mas isso não me impediu de olhar o vampiro desse filme e achar que ele era o primo distante do vampiro clássico Nosferatu hahahaha e só depois que eu fui descobrir que a intenção do produtor Richard Kobritz, era essa mesma. Fazer o vampiro mais parecido com o Nosferatu.
Para quem não sabe quem é o Nosferatu, resolvi pegar uma foto dele para apresentar p/ vocês e claro em seguida mostrar a foto do "primo" dele hehehehe:
Nosferatu em momento: Cada mergulho é um flash... |
O primo dele em momento: Não sei se uso aparelho ou compro uma bicicleta... |
Já a segunda adaptação Salem’s lot, foi lançada pela TNT em 2004 e teve Rob Lowe e Donald Sutherland no elenco. Esta versão é ainda mais longa que a primeira e no quesito de efeitos especiais até que tá legal.
Então é isso pessoal, quem quiser ler uma boa história de vampiro pode pegar esse caminho que eu recomendo. Gostei muito de Salem e considero na classificação dos bolinhos hahaha como favorito.
Beijo grande e até a próxima. ;)
Título: Salem
Título Original: Salem's Lot
Autor: Stephen King
Gênero: Suspense / Terror
ISBN-13: 9788581050454
ISBN-10: 858105045X
Ano: 2013
Páginas: 460
Editora: Suma de Letras
Compre aqui: Saraiva
Skoob | Goodreads
Classificação:
Olá,
ResponderExcluirTítulo Salem's Lot, criança encontrada morta, pessoas desaparecem, uma doença paira sobre a cidade de forma macabra. Nossa que livro de bruxa maneiro. Como meu inglês não tá muito bom, vou esperar ( 35 anos ) para a adaptação brasileira. Hora do vampiro?! Serinho isso? Que sacanagem ahuhauahuauhauha acabou até aquela expectativa que qualquer ser teria, de conhecer o livro original e a premissa. Eu como não gosto de spoiler, evito até acompanhar novidades sobre algo que gosto e tá por vir pra não dar de cara com um, iria me arrasar hahahahaha. Bom quem conhece o King sabe como ele é especialista em te fazer sentir medo, mas olha é muito medo mesmo hahaaa. Ótima resenha ! Bjos
muito boa a resenha, mas primeiro vou esperar lançar Revival, se eu gostar vou ler esse livro tbm!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstou louco para ler Salem. Personagens escritores ♥
ResponderExcluirTenho alguns livros do King, mas este ainda não...
Abraço
Blog do Ben Oliveira