Pular para o conteúdo principal

5 Razões para... Ler para uma criança!!

Você, leitor desse blog consegue lembrar qual foi o primeiro livro que você leu? Ou qual o livro da sua infância foi o mais marcante? Se você consegue lembrar significa que você, meu lindo amante de leitura foi uma criança bem especial que teve a sorte de ter descoberto a leitura desde cedo. 
Eu li muito quando criança, sendo sobrinha de pedagoga fui agraciada com muitos livros cortesia que minha tia ganhava e até o começo da minha pré adolescência eu li muito mais, tanto que não consigo listar um livro marcante, mas vários. Quando era bem pequitita eu li A Fada que tinha ideias da Fernanda Lopes de Almeida e eu não lembro se foi o primeiro, mas foi o que eu mais li em toda a minha vida mas eu nunca poderia falar da minha infância leitora sem mencionar os inesquecíveis livros da Coleção Vagalume (vocês lembram dessa coleção?) e do Marcos Rey que eu devorava!  
E porque eu estou falando tudo isso? Para dizer a vocês que uma criança leitora nunca perde a alegria de ser um leitor. Eu serei eternamente grata a minha tia por esses presentes e é por essa razão que hoje, dia das Crianças trazemos para vocês 5 razões para ler para uma criança!



1ª Razão - Ajuda na aprendizagem

Você já deve ter reparado que no meu perfil está escrito que eu sou professora. De matemática! Acredite em mim, quando eu te digo muitas questões de matemáticas são perdidas por falta de leitura, isso eu estou falando de pré adolescentes e adolescentes, mas crianças pequenas também são muito beneficiadas quando os pais lêem para elas. Diversos estudos afirmam que, ao ler para uma criança você está ajudando ela a desenvolver a fala, a reconhecer letras e padrão alfa numéricos e até mesmo relacionar palavras com reações e emoções. Obviamente não estou dizendo que se você ler para uma criança de 6 meses, ela será um super gênio, mas estou afirmando que ela terá uma melhor taxa de aprendizagem em comparação a uma que não entrou em contato com a leitura.

2ª Razão - Conecta pais e filhos

Pode parecer folclore, mas está sim comprovado que bebês reconhecem o que a gente fala, incluindo aqueles que estão na barriga da mamãe.
Crianças pequenas, mesmo as que ainda não aprenderam a falar, reconhecem a fala e são capazes de ler as emoções faciais da pessoa que está conversando com ela, assim, ler uma história para o seu bebezinho é uma forma dele ficar conectado a sua voz, cria um vinculo, um momento especial entre a mãe (ou o pai) e o filho. E mesmo o feto também reconhece a voz, e já estabelece uma ligação emotiva com aquela voz. Quer uma razão melhor do que essa?

3ª Razão - Crianças que leem são mais criativas

Acredito que todo mundo já ouviu aquela expressão que ler é viajar sem sair do lugar e sabemos que ela é verdade, afinal, como leitores nós já exploramos o infinito e o além, graças a nossa capacidade de imaginar aquilo que o autor está contando.
A leitura para a criança vai funcionar do mesmo jeito, ao ler para um pequeno você está fazendo com que ele faça a mesma coisa, usar a imaginação para visualizar a história. E quando ele faz isso, ele está automaticamente exercitando o seu poder de criação, se tornando mais criativo. E isso não se reflete apenas em criar mundos imaginários, mas a buscar novas soluções para coisas simples do dia a dia.

4ª Razão - Crianças leitoras tem um melhor desenvolvimento emocional

A lógica atrás dessa razão é bem simples na verdade, imagine o seguinte, ao ler uma história infantil simples, por exemplo, Branca de Neve, ao longo da história a criança conhece vários sentimentos, o medo pela Bruxa má, a compaixão do caçador, a amizade com os sete anões, o amor com o beijo puro do príncipe, a felicidade quando Branca acorda. Ignorando as lições morais por trás de uma história, porque, sim elas existem, se pensarmos apenas nas emoções que partilhamos ao ler, uma criança leitora vai conhecer uma variedade muito maior de emoções que uma não leitora.
Agora vocês devem estar se perguntando, porque razão uma criança precisa disso. É igualmente simples, quanto maior a variedade de emoções, maior o desenvolvimento emocional da criança, e como se ficasse mais fácil para ela reagir quando ela for novamente exposta à aquele sentimento.

5ª Razão - Crianças leitoras serão adultos leitores

Eu precisei deixar essa por último! Talvez a maior razão para que você, Viciado em Leitura que acompanha esse blog deve saber sobre "Ler para uma criança" é que, uma criança leitora será, muito provavelmente, um adulto leitor. É claro que estamos falando aqui sobre uma manutenção do hábito da leitura e que com isso se quebre um paradigma cultural que insiste em existir no Brasil de que ler é chato, perda de tempo ou que é somente uma obrigação escolar. Quando você, amante da leitura, passe esse amor para uma criança aos poucos você está destruindo isso e quem sabe no futuro, a exceção não seja, nós leitores e sim os não leitores? 


Deu para perceber que eu sou uma entusiasta da leitura infantil? Eu acredito que é parte da minha função como educadora lutar por coisas que acredito e desde o inicio do ano eu ando com algo entalado na garganta, já que ouvi uma professora de LITERATURA dizer que não aprende nada lendo! De certo ela não vai ler essas razões, afinal esse blog é para os amantes de leitura e já percebemos que ela não é uma, mas se para cada pessoa como ela eu conseguir convencer a ser um leitor, eu vou me sentir bem para caramba, então me ajudem na tarefa e leiam para uma criança! Todos tem a ganhar, acredite! 

Comentários

  1. Olá,
    Muito bom esse assunto. Você como professora de matemática consegue visualizar bem que os erros em suas avaliações muito se dão por falta de interpretação do que com a conta propriamente dita, e isso é sim falta de leitura. Fora isso em outras disciplinas, sabemos o quanto é complicado pra um jovem diferenciar mais de mas, mau de mal, usar a crase de forma correta. Tudo bem, isso é complicado mesmo hahahaa. Mas quando nos deparamos com coisas como "cuando", "probrema" é um sinal de que estamos perdendo leitores infantis. Ler para uma criança e fomentar esse hábito enquanto ela cresce, é algo importantíssimo para o desenvolvimento intelectual dessa criança, isso sem contarmos com o fato emocional muito bem citado por você. A questão da criatividade também é importantíssima nos dias de hoje para qualquer profissional de qualidade e a melhor maneira de se estimular essa criatividade, em um nível que faz-se parecer algo nato, é lendo. A leitura é algo primordial na evolução de um ser, tanto intelectual quando emocional. Ótimo post e espero que toque em todas as mamães e papais do blog. Não apenas para ler para seus filhos, porque isso acaba acontecendo naturalmente com quem já é leitor, mas para divulgar essa ideia para mamãe e papais não leitores, para que cada vez mais possamos ter adultos leitores no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Thiago como professora eu vejo muitos problemas que vem da falta de leitura. Por incrível que pareça hoje aconteceu uma situação dessas. O assunto era Regra de Três e o problema falava sobre uma expedição de p pessoas e a duração da comida, depois de um tempo, mais pessoas chegavam para a expedição, mas não chegava comida então eles precisavam encontrar esse valor p. O problema veio que os alunos não entendiam que a comida consumida nos primeiros dias não voltam, ou seja, tem que ser descartada, é comida, não se reutiliza comida, isso é interpretar um problema, e nessa ideia levou mais de 15 minutos para eles entenderem a dinâmica e ai montar a regra de três que acabou sendo fácil!
      Eu sempre falo com mães amigas que elas precisam ler para seus filhos, eu não tenho um, mas antes mesmo de pensar em um quarto eu já tenho uma lista de livros clássicos que adoraria ler para ele. Fora que quando um pai lê para o filho, como se aquilo fosse uma brincadeira, a leitura fica menos séria, menos chata, não é obrigação, é diversão! Precisamos mais disso, de mais gente vendo a leitura como lazer, um ato prazeroso!

      Excluir
    2. Exatamente, hoje ainda vemos a desestimulação da leitura com muita frequência na verdade. No caso que acorreu contigo, por mais que você interpretasse para eles e apontasse aonde estava o erro, eles ainda sim não conseguiam ver e entender a situação. Eu já vi várias vezes em casa de amigos que o filho está lendo e os pais meio que fazem algo para atrapalhar, entende? Não que seja intencional, mas eu acho isso uma atitude tão rara que os pais deveriam até fazer silêncio para o filho ler hahahahaaa. E você também disse algo ai importantíssimo: estimular a leitura não é forçar a leitura. Quando você lê com a criança, formula brincadeiras, deixa aquilo prazeroso, ela vai pegar e ler sozinha, vai sentir o mesmo prazer ao invés de ler porque os pais obrigam.

      Excluir
  2. Nunca ninguém leu para mim, mas eu queria que tivessem lido pq ai descobriria o meu gosto pela leitura antes. Dps q passei a ler muitas coisas em mim melhoraram muito, tais como vocabulário, conhecimento e como você mesmo disse, a criatividade. Na minha opinião todas as mães deveriam influenciar o seu filho a ler, pois é lendo que se aprende e elas estariam ajudando seus filhos cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora imagine uma criança que conhece o universo da leitura desde cedo, imagine o quão criativa ela vai ser? Eu li uma reportagem sobre um menino de 2 anos que nunca havia ido ao zoológico, mas a mãe mostrava para ele os bichos em livros, imitava os sons, quando ele foi sabia todos os bichos, sabia curiosidades sobre e isso com apenas 2 anos!
      Eu quero um filho só para ler para ele!

      Excluir
    2. Viu q bom exemplo, eu sempre estou indicando alguns livros aos meus primos, além de ter todas as vantagens da leitura chega a ser bonito ver uma pessoa lendo um livro, ainda mais sendo uma criança!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

:: Resenha 131 :: Insônia, Stephen King

Sinopse: Insônia narra o verdadeiro inferno que se transformou a vida de Ralph Roberts, um pacato aposentado que não consegue mais dormir em paz desde que a mulher morreu. O sono não chega e, o pior: a escuridão o arremessa à hiper-realidade. Acontecimentos horríveis envolvendo o povo de Derry, no Maine, onde sempre viveu, surgem como flashes em sua mente. Do dia para a noite, Ralph se vê desesperadamente envolvido em um mundo de terror. E tudo o que ele gostaria era de dormir em paz. Conforme o quadro piora, ele começa a ver coisas invisíveis aos olhos dos outros —auras coloridas e seres que, por sua aparência, chama de “doutorzinhos carecas”. Através dessas visões, percebe outros planos de realidade e sua influência sobre o mundo “real”. Mas Ralph não está sozinho nesse jogo de alucinações inexplicáveis. O químico Ed Deepneau também anda percebendo que coisas estranhas acontecem ao seu redor. Subitamente, os velhos amigos tornam-se inimigos numa guerra entre mundos invisíveis

:: Resenha 153 :: “After 3 – Depois do Desencontro”, Anna Todd

O k, vai ter spoiler sim e se reclamar vai ter mais! Brincadeeeeeeiraa!!! =P É que assim, vamos combinar? Resenha do terceiro livro onde acontece coisa pra diabo, não tem como, vai rolar uns spoilerszinhos de leve, então fique avisado, certo? Se quiser seguir, siga, se não quiser, comenta assim mesmo hahahaha. Bom, parece que todo livro dessa mulher termina com uma bomba. O segundo terminou com a Tessa guardando um segredinho básico do Hardin, lembra que eu até comentei na resenha ? Então, além disso, terminou com ela dando de cara com o pai e é assim que este terceiro livro começa. Confesso que antes de começar, ao ler a contracapa que diz... Sinopse: Tessa passa pelo momento mais difícil de sua vida. Enquanto luta para crescer na carreira com a qual sempre sonhou, seu mundo é virado de ponta-cabeça: a inesperada aparição de seu pai e uma traição imperdoável a deixam mais fragilizada do que nunca. Hardin — com seus beijos viciantes, seu toque incendiário e seu ch

:: Resenha 177 :: "A Casa Negra", Stephen King e Peter Straub

Sinopse: Hoje, Jack é um detetive de Los Angeles aposentado e mora no vilarejo de Tamarak, no estado norte-americano de Wisconsin. Um estranho acontecimento forçou-o a deixar a polícia há algum tempo, e ele vive tranqüilo, protegido das recordações perigosas. Mas sua tranqüilidade está prestes a acabar. Uma série de assassinatos macabros no oeste de Wisconsin faz com que o chefe de polícia local, amigo de Jack, lhe implore para ajudar a polícia inexperiente a encontrar o assassino. Em algum ponto do universo parece estar escrito que Jack terá de voltar aos Territórios. Atormentado por mensagens enigmáticas que lhe aparecem como que em sonhos, Jack decide enfrentar o desafio e acertar as contas com seu próprio passado.… E ntão, lembram-se da resenha de O Talismã ?? Lembram que falei sobre uma continuação?! Então, cá estamos nós com A Casa Negra , a supracitada continuação, onde podemos ver um Jack Sawyer adulto, policial aposentando no auge de seus 32 anos e totalmen