Pular para o conteúdo principal

:: Resenha 63 :: Entrevista com o Vampiro, Anne Rice

Sinopse: Uma história que começa com a ousadia de um jovem repórter ao entrevistar Louis de Pointe du Lac, nascido em 1766 e transformado em vampiro pelo próprio Lestat, uma figura apaixonante. Louis esse vampiro que se recusa a livrar-se das características humanas e aceitar a crueldade e a frieza que marcam os vampiros, começa a contar a história desde o início. Entrevista com o Vampiro traça o painel de um mundo de fantasia impressionante de um gótico romântico, habitado por seres para quem, paixões dilacerantes, mecanismos cruéis de dependência e banhos de sangue são a regra, nunca a exceção.

Gente, sou extremamente suspeita para fazer essa resenha... Vou explicar por que. Apaixonei-me por essa história quando eu tinha mais ou menos uns 14 anos e comecei a me aventurar no submundo das locadoras, e lá, num cantinho, resolvi alugar o filme Entrevista com o Vampiro

Sei que muitas pessoas odiaram o filme, mas compreendam o meu lado, eu tinha só 14 anos e num mesmo filme tinham os 3 top-tops do momento: Brad Maravilhoso Pitt, Antônio Caliente Bandeiras e Tom Muso Cruise... Eu PRECISAVA ver, né gente?! Estava nem aí pra história! Contudo, pasmem! Eu AMEI o filme e confesso que o tenho até hoje... (Vi mês passado de novo... Meu marido não fica nada feliz com isso...)


E aí né gente, a idade foi chegando, e com ela essa minha fome de leitura, e é obvio que a curiosidade bateu e fui conhecer Anne Rice com seu livro Entrevista com o Vampiro.

Antes de começar quero explicar que este livro é o primeiro de uma serie de 12 outros chamado de Crônicas Vampirescas, e que depois de 11 longos anos, a queridíssima, amada, idolatrada salve, salve Anne Rice, vai lançar pela Editora Rocco, o 13º livro desta saga, intitulado “O Príncipe Lestat” até o final deste ano aqui no Brasil... (Sério gente... Estou tendo palpitações...).

Ok, Vamos ao livro! Entrevista com o Vampiro é dividido em quatro partes, e vou começar a falar um pouquinho da primeira parte, na qual descobrimos que o livro gira todo em torno de Louis, que agora, um vampiro com alguns séculos de idade, decide contar sua história a um jornalista que obviamente, no início não acredita em Louis, mas após algumas pequenas demonstrações, não somente passa a acreditar em Louis, como também embarca profundamente nessa história tão magnifica e envolvente.

Louis começa sua história um pouco antes de completar seus 25 anos, algo por volta de 1789 em Lousiana, Mississippi, mais especificamente em Point Du Lac, a fazenda na qual Louis, ainda humano, é o homem da casa e cuida de sua mãe e um casal de irmãos. Esse irmão, tornou-se muito religioso, e Louis acaba construindo uma capela para que assim seja mais feliz e possa se dedicar a religião, uma vez que esse irmão toma por decisão se tornar padre. Porém com o passar de tempo, este irmão de Louis acaba se tornado introspectivo, se trancando por horas na capela, não se comunicando com sua família durante as poucas refeições com as quais ia partilhar. 

O irmão de Louis tinha visões... Às vezes contava para a família, às vezes se isolava ainda mais na capela, até que em certo dia o irmão falou a Louis que teve uma visão no qual a própria Virgem Maria teria vindo a ele e dito que era para vender as propriedades da Lousiana, assim como tudo o que tinham, e usar o dinheiro para servir a Deus na França. Esse irmão deveria ser um grande líder religioso, deveria voltar a França a sua antiga fé, para lutar contra o ateísmo e a revolução. Obviamente Louis foi extremamente contra e seu irmão ficou irritado, uma vez que Louis era o responsável por todo o capital da família e estava se opondo as ordens da própria Virgem. 

Numa noite após uma discussão entre os dois, o irmão de Louis cai escada a baixo e morre. Um trágico acidente que na cabeça de Louis foi causado por ele e logo começa o sentimento de culpa que o transforma em um beberrão, frequentador de prostíbulos, participante de duelos, andarilho de ruas noturnas e desertas... O transforma num ser sem vontade alguma de viver. O transforma num alvo fácil para Lestat. Um vampiro ganancioso e fútil, omisso e sem escrúpulos que dá fim a vida mortal de Louis e lhe ingressa numa nova vida, num novo começo, o transforma num semelhante. Louis vira um vampiro aos 25 anos.

“Andei em ruas e vielas escuras, estava sempre em cabarés. Escapei de dois duelos, mais por covardia e apatia, pois na verdade queria ser morto. E, então, fui atacado. Poderia ter sido qualquer um – eu era um convite para marinheiros, ladrões, maníacos, qualquer um. Mas foi um vampiro. Pegou-me a poucos passos da porta de casa, à noite, e me deixou morto, ou pelo menos foi o que pensei”   - Louis.


Mais tarde entenderemos que Lestat transforma Louis por alguns motivos... Porque ainda vive com seu pai, que é mortal, que é muito enfermo e cego, e ele quer condições melhores de vida para ambos; porque sabe de Louis e de sua condição financeira, e Lestat quer, como diríamos atualmente, "Ostentar!"; e por fim, porque Lestat quer um escravo. E em sua cabeça, ninguém melhor que Louis. 

Logo, Point Du Lac torna-se o novo lar de Lestat e de seu velho pai. E é neste momento que Louis conta para seu entrevistador como foi sua transformação, sua adaptação ao mundo como um vampiro e sua busca cega por informações sobre sua raça. Ele precisava saber se é filho do Demônio pelo fato de ter de ceifar vidas para se alimentar.

“- o mal é um ponto de vista. Somos imortais. É o que temos à nossa frente são os ricos festins que a consciência não pode julgar e que os homens mortais não podem conhecer sem culpa. Deus mata, assim como nós; indiscriminadamente Ele toma o mais rico e o mais pobre, assim como nós, pois nenhuma criatura sob os céus é como nós, nenhuma se parece tanto com Ele quanto nós mesmos, anjos negros não confinados aos parcos limites do inferno, mas perambulando por Sua terra e por todos os Seus reinos”   - Lestat.


Nenhuma dessas respostas ele encontra em seu criador que deveria ser seu mentor, e decide então abandonar Lestat e seguir mundo a fora em busca de suas respostas; mas Lestat é egoísta, Lestat quer Louis para si e então decide transformar Claudia, uma criança de 5 anos que está abandonada após perder a mãe para a peste negra. Ele acha que assim, Louis não iria deixa-lo, devido a seus dilemas éticos aos quais Louis ainda não se desprendeu (Gente é serio... qualquer semelhança com o golpe da barriga é mera coincidência...).

Neste ponto, Louis passa a narrar o crescimento e desenvolvimento de Claudia como vampira. Entendam, ela manterá para sempre o corpo ao qual foi transformada, mas sua mente adquiriu muito conhecimento da vida humana e um domínio extraordinário sobre a vida como vampira. Ela tinha a fome de sabedoria de seu papai Louis e a crueldade para matar de seu papai Lestat.

“E então começaram a acontecer coisas estranhas. Pões apesar de ela falar pouco e ainda ser uma criança miúda e roliça, comecei a encontra-la afundada em minha cadeira lendo a obra de Aristóteles ou de Boécio ou um novo romance que acabara de atravessar o atlântico... Claudia era um mistério. Não era possível descobrir o que já sabia ou não. E vê-la matar era arrepiante”  - Louis.


Com o passar dos anos, Claudia deixa de ser aquela criança calada e passa a ser uma mulher presa naquele corpo de criança e assim começa a procura da verdade por trás de sua transformação. E o resto é historia?! Por que estou quase contando o livro todo e assim não dá, né?!

Caso tenham gostado tanto assim como eu e sigam em frente com a leitura, nos próximos livros saberemos mais sobre a vida de Lestat, sua criação e a razão por trás de todo esse egoísmo. Pra mim é difícil não recomendar Anne Rice como leitura obrigatória pra vida, ela é uma de minhas preferidas! Acho particularmente a escrita dela fantástica, com o seu jeito único de escrever cada evento, cada detalhe das transformações... Acho que o que eu mais gosto nela é o fato de não encher de enfeite os momentos, de falar a verdade de forma nua, crua e objetiva.   

Enfim, vou parar de puxar o saco dela porque já está de mais, né?!
E um recadinho: Para aqueles que acharam o filme horroroso e por isso, não querem ler o livro, não sabem o que estão perdendo! O livro, como de praxe, é muito diferente do filme e o final é surpreendente te deixando com aquele nosso famoso gostinho de quero mais!

Título: Entrevista com o Vampiro
Título Original: Interview with the Vampire
Série: Crônicas Vampirescas #1
Autora: Anne Rice
ISBN-13: 9788532501028
ISBN-10: 8532501028
Ano: 2009
Páginas: 334
Editora: Rocco
Compre aqui: Amazon
Skoob | Goodreads
Classificação:

Comentários

  1. Preciso ler!!! E terminar de comprar a série rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Que adolescente não assistiu esse filme por causa dos atores ? hehehehehehehe
    Fiquei com vontade de ler a série, mas tenho que ler também a Irmandade da Adaga Negra.
    E agora ? Qual ler primeiro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, eu estou justamente fazendo isso.... pra não ficar entediada, sabe o que eu estou fazendo? como cada saga tem mais de 10 livros eu estou intercalando.... um vampiro safadinho e um vampiro sanguinolento...huahuahua... to lendo um de cada na ordem... assim leio todos e não fico seguindo a mesma linha o tempo todo! uma saladinha gostosa de vampiros!! uhahuahua

      Excluir
    2. Ana, eu pensei em fazer exatamente isso !!! Assim conseguimos ler tudo né ? Agora preciso de grana para comprar todos os livros das sagas !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. aaaaah fran.... isso são anos e anos catando promoções.... sou muito murrinha!! hahuahuahuhua. agora que consegui tudo, vou lendo. mas ainda não tenho o Rei do IAN... mas faltam tantos livros que depois eu compro... huahuahua

      Excluir
  3. Nunca vi esse filme,nem li nada sobre,e por isso que gosto de resenhas,vamos conhecendo mais atravez do gosto de outras pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia, e veja o filme também... até pq ver homem bonito nunca é demais!! huauhauha

      Excluir
  4. Eu não sabia que esse filme era um livro, muito menos que fazia parte de uma serie de 12 livros.
    Eu lembro que assistia esse filme no corujão morrendo de medo.
    Mas esse filme é bom mesmo. Brad Pitt, Tom Cruise e Antonio Banderas, é muito amor!!
    Fiquei animada para ler esse livro. Já esta anotado para minhas próximas leituras.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro o filme, mas nunca li o livro. Eu sabia que fazia parte de uma serie, mas sei lá nunca me interessei a ler rs. Talvez porque já li um livro dela e achei muito cansativo. Mas apos ler a resenha fiquei um pouco interessada, até porque a historia teve algumas alterações ao ser adaptado (isso sempre acontece), então acaba que fica sendo um pouco "inédito" pra mim rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Mariana, leia! é fantástico! super recomendo!

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum livro de Anne Rice, mas confesso que tenho bastante curiosidade pois conhece varias pessoas que são muito fãs dela, entre os livros que já vi dela esse foi o que mais me interesou principalmente depois dessa resenha, só não gostei da capa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, as capas são todas nessa linha... mas as histórias... magnificas!!! leia! não vai se arrepender!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

:: Resenha 131 :: Insônia, Stephen King

Sinopse: Insônia narra o verdadeiro inferno que se transformou a vida de Ralph Roberts, um pacato aposentado que não consegue mais dormir em paz desde que a mulher morreu. O sono não chega e, o pior: a escuridão o arremessa à hiper-realidade. Acontecimentos horríveis envolvendo o povo de Derry, no Maine, onde sempre viveu, surgem como flashes em sua mente. Do dia para a noite, Ralph se vê desesperadamente envolvido em um mundo de terror. E tudo o que ele gostaria era de dormir em paz. Conforme o quadro piora, ele começa a ver coisas invisíveis aos olhos dos outros —auras coloridas e seres que, por sua aparência, chama de “doutorzinhos carecas”. Através dessas visões, percebe outros planos de realidade e sua influência sobre o mundo “real”. Mas Ralph não está sozinho nesse jogo de alucinações inexplicáveis. O químico Ed Deepneau também anda percebendo que coisas estranhas acontecem ao seu redor. Subitamente, os velhos amigos tornam-se inimigos numa guerra entre mundos invisíveis

:: Resenha 153 :: “After 3 – Depois do Desencontro”, Anna Todd

O k, vai ter spoiler sim e se reclamar vai ter mais! Brincadeeeeeeiraa!!! =P É que assim, vamos combinar? Resenha do terceiro livro onde acontece coisa pra diabo, não tem como, vai rolar uns spoilerszinhos de leve, então fique avisado, certo? Se quiser seguir, siga, se não quiser, comenta assim mesmo hahahaha. Bom, parece que todo livro dessa mulher termina com uma bomba. O segundo terminou com a Tessa guardando um segredinho básico do Hardin, lembra que eu até comentei na resenha ? Então, além disso, terminou com ela dando de cara com o pai e é assim que este terceiro livro começa. Confesso que antes de começar, ao ler a contracapa que diz... Sinopse: Tessa passa pelo momento mais difícil de sua vida. Enquanto luta para crescer na carreira com a qual sempre sonhou, seu mundo é virado de ponta-cabeça: a inesperada aparição de seu pai e uma traição imperdoável a deixam mais fragilizada do que nunca. Hardin — com seus beijos viciantes, seu toque incendiário e seu ch

:: Resenha 177 :: "A Casa Negra", Stephen King e Peter Straub

Sinopse: Hoje, Jack é um detetive de Los Angeles aposentado e mora no vilarejo de Tamarak, no estado norte-americano de Wisconsin. Um estranho acontecimento forçou-o a deixar a polícia há algum tempo, e ele vive tranqüilo, protegido das recordações perigosas. Mas sua tranqüilidade está prestes a acabar. Uma série de assassinatos macabros no oeste de Wisconsin faz com que o chefe de polícia local, amigo de Jack, lhe implore para ajudar a polícia inexperiente a encontrar o assassino. Em algum ponto do universo parece estar escrito que Jack terá de voltar aos Territórios. Atormentado por mensagens enigmáticas que lhe aparecem como que em sonhos, Jack decide enfrentar o desafio e acertar as contas com seu próprio passado.… E ntão, lembram-se da resenha de O Talismã ?? Lembram que falei sobre uma continuação?! Então, cá estamos nós com A Casa Negra , a supracitada continuação, onde podemos ver um Jack Sawyer adulto, policial aposentando no auge de seus 32 anos e totalmen