Pular para o conteúdo principal

Aprenda a montar a sua estante no Skoob

Oie! Quando comecei a fazer minha retrospectiva literária, eu falei que ia fazer um passo a passo mostrando como é facinho usar o Skoob, então vamos lá.

A carinha do Skoob é esta. Se você ainda não tem cadastro, basta clicar ali no “Cadastre-se! É grátis”.




Caso contrário, clique ali no “Entrar” no topo da página. Você também poderá logar usando a sua conta do facebook.


Pronto, assim que entramos vemos o nosso perfil. A quantidade de livros que temos na nossa estante separadinho por: lidos, lendo, quero ler, relendo, abandonei, resenhas que você pode escrever e postar, seus favoritos, os livros que você tem, os desejados, os emprestados, os que você troca e a sua meta de leitura. Tem também alguns de nossos amigos, a últimas atividades deles, o nosso paginômetro, o que eu acho bem legal ^^.


Até aí ok, se você for novo não vai ter nada no perfil, então vamos procurar um livro para começar. Para isso, é só ir ali naquele campo no topo da página onde está escrito: Busque por título, autor, editora, ISBN. Assim que você escreve, ele já abre uma janelinha te mostrando algumas opções. No exemplo, eu procurei um livro que eu ainda não tenho na minha estante que é pra mostrar direitinho como adiciona-lo.


Clique no livro procurado e vá para a página dele. Lá você vai encontrar a sinopse dele, a nota/avaliação que os usuários deram ao livro, quantas pessoas leram, quantas estão lendo, querem ler, estão relendo, abandonaram e as resenhas que os usuários fizeram do livro.

Embaixo da capa você encontra o título original, o nome do autor(a), a editora e uma coisa bem legal é a faixa de preço que você encontra o livro, pra ter uma ideia do preço dele. Clicando ali ele ainda te mostra quais são as lojas, o que é bem legal! Mas o que importa agora é aquela barrinha ali com “adicionar” e um sinal de “+” do lado. Vamos focar ali.



Como você pode ver na imagem acima, as estrelinhas você usa pra avaliar o livro de 1 a 5, e os outros ícones como descrevi, servem pra você marcar se você tem o livro, se não tem, mas deseja, se está emprestado, se você troca (o Skoob tem um sistema de troca entre os usuários) e se o livro entra na sua meta de leitura.
Agora vamos clicar em “adicionar”. Ele te dará as opções pra você finalmente coloca-lo na sua estante, basta escolher uma das opções como mostramos aqui:


Como é um livro que eu quero ler, eu vou clicar em “Quero ler”. Depois vou marcar “desejado” porque eu ainda não tenho e vou adiciona-lo a minha meta de leitura também. Ficará assim:


Agora vamos até a nossa estante ver o livro lá. Ali na sua foto, no topo da página, no lado direito, clique na setinha e vá em: Minha estante.


Esta é a minha estante e nós já podemos ver que o livro que eu acabei de adicionar já aparece ali. Na barra ao lado, junto com aquelas bandeirinhas coloridas, estão a divisões da sua estante, basta clicar em cada uma delas pra você ver os livros que quer ler, que está lendo, os lidos e por aí vai. Não é difícil. ;) 


Agora, vamos a uma parte bem legal e que foi muito útil para eu fazer a retrospectiva literária desse ano. Gravando o histórico de leitura, você pode ver que dia começou a ler o livro e quando terminou. Você pode salvar sempre que der uma pausa na sua leitura, se quiser.

Pra mostrar, eu vou entrar no livro que vou começar hoje pra já registrar o dia que comecei, coisa que eu nunca faço hahaha eu sempre faço uns dias depois e quando termino.

Bom, pra isso, você vai precisar clicar no “+”, aquele que estava ao lado do “adicionar”. Ele vai abrir uma janela com informações sobre o livro como essa aqui:


Clique em Histórico de Leitura:


Importante: Para que apareça a tela da imagem acima, do histórico, é preciso que você altere de “Quero ler” para “Lendo”. Só assim ele vai te dar essa tela, com a caixa pra você fazer o seu comentário do que leu, a página e a nota para poder gravar.

Gravado o histórico, ele ficará assim:


Sempre que você grava, você pode marcar ali para aparecer no seu twitter e/ou no seu facebook.

Outra coisa importante, quando você terminar o livro, não clique ali no “Lendo” e altere para “Lido”. Eu fazia isso quando não sabia usar o histórico de leitura e assim eu não tinha como saber quando eu tinha lido o livro. Então, quando você terminar, grave colocando ali no campo “Página”, a última página do livro. Se você não estiver com ele em mãos, basta olhar ali na própria janelinha que ele diz quantas páginas o livro tem. Assim que você gravar a última página ele muda automaticamente para “Lido” e você pode marcar as estrelinhas, avaliando a sua leitura.

Espero que o passo a passo tenha sido claro, qualquer dúvida é só perguntar nos comentários e a dica mais valiosa que eu posso dar é: futuque! Hahaha a gente só aprende a mexer nas coisas futucando ou perguntando ao Google hahaha. 

Comentários

  1. Olá!
    Vi numa das imagens que é possível marcar ou sinalizar os livros com a 'tag' TENHO, provavelmente com o intuito de manter um acervo de todos os livros que você possui. Daí vem a minha pergunta: você sabe dizer se os livros marcados como TENHO ficarão visíveis a TODOS? Ou apenas o próprio usuário terá acesso a essa informação?
    Desculpe se a pergunta parecer um tanto confusa. Mas adoraria saber disso antes de participar
    =X

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio dos ❤ Namorados ❤ Viciados!

E junho chegou, o mês do amor, mês dos namorados ! Ô coisa linda! E pra comemorar este dia tão gostoso, nada melhor que um sorteio lindo, com marcadores encantadores e uma trilogia mega amorzinho! Preciso falar que é a trilogia que tem o professor mais lindo, gostoso, charmoso e romântico dos livros? Acho que não, né? ❤ Sempre quis ler a trilogia do professor Gabriel e ainda não tem os livros? Participe! Não sabe o que dar de presente para a namorada? Participe! Já tem algum livro, mas precisa completar a trilogia? Participe! Morreu de amores por esses marcadores que as cores combinam com as capas? Par-ti-ci-pe!!!  Veja como é fácil:

:: Resenha 126 :: House of Night, P.C. Cast, Kristin Cast

Sinopse: No primeiro volume da série House of Night, começa com a protagonista Zoey Redbird, que era uma garota comum, de 16 anos, até ser marcada pela Deusa Nyx. Esse mundo é igualzinho o nosso, mas os vampiros existiam desde antigamente e conviviam pacíficamente com humanos até agora. A partir daí, sua vida muda completamente e ela tem que ir morar na House of Night, porque se não, seu corpo pode rejeitar a transformação, e ela irá morrer. Porém, ela era diferente dos outros calouros (vampiros antes de completar a transformação), pois sua marca de lua crescente era completa, e tem uma estranha conexão com a Deusa Nyx. Zoey vai descobrir que mesmo não sendo mais humana, sua vida estará longe de ser fácil, pois terá que aprender a controlar poderes que nem sabia que tinha, mas agora, com novos amigos e uma nova vida a apoiando. O que ela não conta é com um novo inimigo misterioso e poderoso, que está mais próximo do que Zoey imagina. E ntão... Alguém aí já ouviu falar em HO...

:: Resenha 131 :: Insônia, Stephen King

Sinopse: Insônia narra o verdadeiro inferno que se transformou a vida de Ralph Roberts, um pacato aposentado que não consegue mais dormir em paz desde que a mulher morreu. O sono não chega e, o pior: a escuridão o arremessa à hiper-realidade. Acontecimentos horríveis envolvendo o povo de Derry, no Maine, onde sempre viveu, surgem como flashes em sua mente. Do dia para a noite, Ralph se vê desesperadamente envolvido em um mundo de terror. E tudo o que ele gostaria era de dormir em paz. Conforme o quadro piora, ele começa a ver coisas invisíveis aos olhos dos outros —auras coloridas e seres que, por sua aparência, chama de “doutorzinhos carecas”. Através dessas visões, percebe outros planos de realidade e sua influência sobre o mundo “real”. Mas Ralph não está sozinho nesse jogo de alucinações inexplicáveis. O químico Ed Deepneau também anda percebendo que coisas estranhas acontecem ao seu redor. Subitamente, os velhos amigos tornam-se inimigos numa guerra entre mundos invisíveis...